PETIÇÃO REMETIDA ÀS AUTORIDADES REGIONAIS - OGM

Ambientalistas contra

transgénicos nos Açores


Duas associações ambientalistas dos Açores promoveram a realização de uma petição sobre o cultivo de organismos geneticamente modificados na Região.
Cerca de 1.500 pessoas subscreveram uma petição promovida pelas associações ambientalistas Amigos dos Açores e Gê-Questa que apela à proibição do cultivo de variedades de organismos geneticamente modificados na Região.
A petição realizada através da Internet foi remetida à Assembleia Legislativa que deverá aprecia-la em breve.
O documento apela às autoridades regionais para que criem mecanismos para impedir a introdução nos Açores de variedades de vegetais geneticamente modificadas.
É também solicitada a proibição na Região de material de propagação (vegetativo ou seminal), que contenha organismos geneticamente modificados, mesmo que sejam destinados a campos de natureza experimental.
Os signatários da petição defendem, também, a necessidade de serem criados mecanismos legais de natureza contraordenacional e de sanções acessórias para quem cometa infrações relacionadas com os transgénicos.
Por outro lado, os peticionários apelam às autoridades regionais que declarem os Açores como uma zona livre de cultivo de variedades de organismos geneticamente modificados.
Valores naturaisDe acordo com o texto da petição, os Açores "primam pela sua singularidade no contexto nacional e internacional no que respeita às práticas da atividade agrícola, caracterizadas por uma associação com os valores naturais e agroambientais".
Sendo assim, o texto refere que a Região dispõe de condições singulares que permitem a criação de produtos de qualidade certificados, como o ananás, meloa, alho, laranja ou vinho.
O documento considera que"as sementeiras convencionais utilizadas na agricultura tradicional, constituem uma herança genética de valor intrínseco incalculável que cabe a todos nós preservar para as gerações vindouras".
Recorde-se que o Governo Regional anunciou o mês passado que vai solicitar à União Europeia que declare os Açores como uma região livre de produtos transgénicos.
Dois agricultores de São Miguel plantaram milho transgénico no âmbito de um projeto experimental e outros dois da Terceira preparam-se para fazer o mesmo, mas terão acabado por desistir (informação não confirmada).

in DI 27-07-2011  

Sem comentários: