Voluntariado na Ilha das Flores...Começou com o pé direito!

O voluntariado na Ilha das Flores teve início no passado dia um de Setembro! O primeiro dia ocorreu de forma agitada pela chegada de três voluntários oriundos de Espanha. Estes juntaram-se de imediato aos que já se encontravam na ilha. De forma a dar as boas vindas aos voluntários, os mesmos fizeram um passeio pela ilha, tendo a oportunidade de conhecer algumas lagoas Florentinas: Lagoa Branca, Seca, Negra e finalmente a Comprida. Chegada a hora de almoço, foi tempo de saborear  uma Paelha de caranguejo, veja e budião  na Escola  Básica da Fajã Grande. Após o almoço, fez-se uma caminhada para desgastar energias até à cascata mais próxima situada na Ponta da Fajã e aproveitou-se para dar um mergulho em águas Açorianas com uma excelente vista para a Fajã e para o mar.
Quando regressaram ao local de dormida, foi feito um doce de maçã biológica, previamente colhida no pomar do senhor José Mota, que gentilmente se ofereceu para colaborar no voluntariado. Chegada a hora de Jantar, o mesmo foi oferecido pelo nosso amigo da Finlândia, o Tino!
No segundo dia as espectativas estavam em alta! Tivemos um Workshop sobre a elaboração de produtos de limpeza ecológicos  e caseiros a cargo de Camille Farge, no qual participaram todos os voluntários presentes. Elaborou-se um produto desinfectante multiusos, um lavaloiças, um desinfectante para a sanita e um abrasivo para crostas difíceis, posteriormente usado para limpar a Paelha e o fogão. Aprendemos também outras dicas, como por exemplo: Utilizar farinha branca para tirar a gordura após fritar algum alimento e depois aproveita-la para compostagem: elaboração de produtos de higiene corporal e íntima.

A titulo de despertar a vossa curiosidade, abaixo deixamos uma receita deveras interessante:

Limpador  Desinfectante Multiusos

Materiais:  Garrafa de 2 litros; funil; colher de sopa; copo.

Ingredientes: Bicarbonato de sódio, vinagre branco, òleo essencial, água.

Receita: 
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio ( mais fácil de transferir em funil);
  • 2 litros de água quente e misturar;
  • Prepare um copo com 1 colher de sopa de vinagre branco  e 1 a 3 colheres de sopa de òleo essencial misto ( consiste em 1 colher de sopa de limão, 1 colher de sopa de pinho e 1 colher de sopa de árvore de chá e canela);
  • Despeje na garrafa com o auxilio do funil;
  • Agitar bem.
Uso:
Agitar bem a mistura antes de usar. É uilizado no estado puro para desinfecção de superfícies ( plano de trabalho, caixotes de lixo por exemplo...)

É também adicionado a muitas receitas para limpeza!

Abaixo ficam algumas das fotos tiradas nestes primeiros dias de voluntariado:

                   Fajã Grande - Localidade mais ocidental da Europa - Local de recepção ao voluntariado




                         Escola da Fajã Grande - Centro de recepção ao voluntariado




Grupo de voluntários



Combate a invasoras





Limpeza da Orla Costeira  como forma de sensibilização da população para o lançamento de resíduos em espaços naturais










1 comentário:

Anónimo disse...

Desde ja quero vos felicitar por terem esconhido a minha ilha, e pelo bom trabalho feito, eu em nome de todos os florentinos agradecemos e esperamos nova vinda a nossa ilha!!
L.S.