Balanço do Voluntariado Ambiental

Desde o dia 8 de Julho até 23 decorreu na Ilha Terceira a segunda Edição do Voluntariado Ambiental nos Açores, organizado pela Gê-Questa. A iniciativa foi um sucesso, as vagas, que inicialmente eram 8, esgotaram a poucos dias de ser abertas, devido ao elevado número de pessoas em lista de espera resolvemos aumentar o número de vagas para 16 voluntários. Os voluntários a tempo inteiro tinham paga a estadia e alimentação, sendo por sua conta a deslocação até a Ilha. Também participaram voluntários a tempo parcial que tinham coberta a alimentação, estimando no total a participação de 40 pessoas de 9 países: Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, França, Estados Unidos, Checoslováquia, Eslovénia e Brasil.
Os principais objectivos de este projecto são fomentar a participação cidadã em matéria de ambiente e contribuir para um desenvolvimento sustentável nos Açores, para isso foram realizadas actividades principalmente dentro de 3 temáticas, Agricultura Biológica, Conservação da natureza e sensibilização ambiental.
Os trabalhos de Agricultura Biológica subsidiaram com trabalho directo produtores biológicos da Ilha, de maneira a fomentar este tipo de produção. Também foram feitos trabalhos numa horta escolar e numa horta comunitária que a Bioazórica está a promover.
Relativamente à conservação da natureza foram desenvolvidos trabalhos de renaturalização da lagoa do negro, dentro de um projecto levado a cabo pelo professor Eduardo Dias da Uac. Este projecto será levado a cabo durante vários anos, e pretende melhorar as condições naturais daquela zona, de elevada importância para a conservação da natureza, uma vez que faz a ligação ecológica entre a serra de Santa Bárbara e a zona do Pico Alto. Também realizamos trabalhos de eliminação de invasoras nas Furnas do Enxofre, assim como na zona do Porto Martins, dando apoio ao projecto PRECEFIAS da Secretaria Regional do Ambiente.
~


Dentro das actividades de sensibilização ambiental foram tratados vários temas, principalmente o problema das lixeiras ilegais, com a organização da Feira da Pulga, na Canada dos Caneleiros nos biscoitos, onde os voluntários, de uma maneira artística e crítica deram valor ao lixo, que ficou em exposição para a venda. Outro trabalho desenvolvido pelos voluntários em matéria de sensibilização foi a elaboração de um panfleto informativo sobre OGM a organização de uma encontro  de esclarecimento sobre o tema na Junta de Freguesia do Raminho, donde participou Margarida Silva, porta-voz da Plataforma Transgénicos Fora, que esclareceu com dados científicos e legais todas as dúvidas dos participantes. Ainda dentro da temática de sensibilização, foram realizados vários jogos dinâmicos nas Zonas Balneares, em que se envolveram, no total, perto de 25 crianças desde os 5 até os 12 anos.






O Balanço da iniciativa foi muito positivo, as expectativas foram amplamente atingidas e os participantes tiveram a oportunidade de aprender, trocar experiências com cidadãos de vários países do mundo, ganhar amigos e dar a sua força de trabalho para melhorar o ambiente dos Açores.
A pesar das dificuldades financeiras para desenvolver o projecto, desde a Gê-Questa estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, e já estamos a pensar na organização da terceira Edição do Voluntariado Ambiental nos Açores.

Sem comentários: