Primeiro dia de Aprendizagem participativa!

Ontem, sexta-feira 11 de Março foi o primeiro dia da Acampada Voluntária na Gê-Questa. Sobre as 19:00 da tarde encontramos-nos no forte, montamos as velas e recebemos aos voluntários. A seguir realizamos vários jogos de Educação Ambiental, com a temática biodiversidade, que serviram para aprender várias espécies de flora e fauna existentes nos Açores.


Posteriormente começamos o workshop de cozinha vegetariana, os voluntários elaboraram várias comidas saudáveis e saborosas, tais como hambúrguers vegetarianas, seitán, cous-cous, bolo de alfarroba, entre outras.




Depois do jantar alguns voluntários animaram-se a construir bonecos com materiais reutilizados, a seguir uma pequena amostra do resultado.







Hoje sábado acordamos e para ficar com força para começar o trabalho tomamos um pequeno almoço chamado "egg in a basket", a seguir fomos até a beira-mar a recolher algas, aprendemos a reconhecer vários tipos de algas comestíveis: Erva malagueta, Alface do mar, Tremoço do mar e Erva patinha, recolhemos algumas, com as quais posteriormente elaboraremos arroz, pasteis ou simplesmente comeremos cruas a moda de petisco.

Perto das 10:30 da manha começamos os trabalhos, consistentes no transplante de várias espécies vegetais endémicas, aromáticas e medicinais, com a criação de protecção para as mesmas. Também impermeabilizamos uma parede do quiosque que estava em mau estado.



Ainda temos várias actividades para realizar hoje ao longo do dia, assim como amanhã.

Animem-se a aparecer no Forte Grande!!!

Sem comentários: