CoastWatch vai à Escola Vitorino Nemésio

Hoje 28 de Janeiro, a Gê-Questa realizou uma actividade de CoastWatch para alun@s do 8ª ano da Escola Vitorino Nemésio.
A actividade começou na aula, onde se fez uma introdução teórica sobre o projecto CoastWatch, explicando os objectivos principais do projecto, a importância de conhecer e preservar o litoral, e dando ênfase à participação da cidadania nas questões relativas ao ambiente, em particular o insular.

Posteriormente fomos a pé até o principio do areal da Praia da Vitória para começar a intervenção. Recorremos perto de 2000 metros de orla costeira, observando atentamente e parando cada 500 para preencher o questionário deste ano, relativo à vários aspectos, como características físicas do litoral, presença de biodiversidade, lixo, descargas e construções, etc.





Este análise deu ideia geral do estado ambiental do litoral observado e ajudou a compreender o funcionamento dos ecossistemas litorais, assim como a preservação dos mesmos.






Uma das principais conclusões tiradas é que o litoral da Praia da Vitória actualmente se encontra altamente modificado, já que têm existido historicamente uma forte pressão  sobre o ambiente, o que se traduziu em perdas irreversíveis de habitats e biodiversidade.

1 comentário:

Pelágico disse...

Uma zona costeira com intermináveis intervenções nas últimas décadas em que se pode destacar a inexistência completa e absoluta de participação pública!!!
Viva o CoastWatch como instrumento lúdico, educativo e multiplicador da participação da sociedade.

Força na guelra!!!!