Praça Velha ou Praça Nova?

No Diário Insular do dia 19 de Janeiro de 2011 foi publicado um artigo sobre a requalificação da Praça Velha. A Associação de Defesa do Ambiente Gê - Questa (GQ) vem por este meio exprimir o seu descontentamento pela impossibilidade de participação pública em tão importante projecto.
Neste projecto houve praticamente um impedimento da participação pública, não só por terem divulgado uma sessão pública de apresentação do projecto no próprio dia (18 de Janeiro de 2011), bem como todas as decisões já estavam tomadas. Eram factos consumados.
Na sessão de apresentação informaram que as obras irão ter início em Fevereiro, ou seja, num muito curto espaço de tempo. E agora podemos perguntar-nos: se as obras terão início tão brevemente quando serão adquiridos os materiais? Existem nas instalações da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH) um quiosque e bancos com características semelhantes às descritas no jornal, serão os mesmos? Desde quando existe este projecto? Porque não o divulgaram mais cedo? A GQ é uma associação activa e disponível para dar pareceres ou opiniões em diversas áreas, neste projecto a CMAH não se mostrou interessada em qualquer opinião pública, nem mesmo na sua divulgação prévia. Porém, a GQ é uma associação também reactiva e a favor do desenvolvimento participativo, expressando assim o seu descontentamento em todo o percurso deste projecto, e muito particularmente em matéria de divulgação e opinião pública.


Há a referir também que, embora a GQ desconheça, ainda, a integridade do projecto e possíveis justificações, pelo artigo publicado no Jornal, a alteração da Praça Velha e consequentemente do centro histórico poderá ser desastroso.
 Para podermos opinar avalizadamente a GQ já efectuou o pedido de consulta ao projecto à CMAH, através de ofício.
Por fim, será este projecto necessário? Poderia este orçamento ser utilizado em projectos mais necessários? Pense em três projectos que considera importantes para o concelho de Angra; algum deles englobava a requalificação da Praça Velha? Este será possivelmente o “mais vistoso”, mas será o mais necessário?

A Direcção,
Teresa Armas

1 comentário:

Zé Maria disse...

A mim parece-me que se está a fazer uma tempestade num copo de água. As pessoas estão a reagir com o coração e talvez devessem reagir mais com a cabeça.
Eu não sou Angrense, mas moro na cidade e gosto dela. Acho que há muito a melhorar nesta cidade, incluindo a Praça Velha.
A cidade de Angra, se continuar a traçar o caminho que tem seguido, vai tornar-se um belo museu ao ar livre, mas não mais do que isso, e uma cidade não é um museu. Os museus fecham às 17:00h e não fica lá ninguém dentro. Isso é o que se nota cada vez mais em Angra.
Uma cidade é um tecido vivo, não pode ficar cristalizada no tempo, e esta cidade, infelizmente, está a ficar vazia e triste.
Eu apoio a intervenção na Praça Velha e tenho pena que tenham desistido de alterar os bancos.
Se procurarem na Internet ou ao vivo, encontrarão várias cidades património mundial, cujas praças centrais estão mais actualizadas do que a Praça Velha, muitas delas com bancos igualmente modernos e até sem costas.
Eu prefiro uma Angra mais modernizada e viva do que o museu de fachadas que alguns pretendem fazer dela, onde não se vê vivalma depois das 18:30h.