Presença da Gê-Questa no III Congresso das Pescas do arquipélago, na ilha Terceira


 ESTUDO DA UNIVERSIDADE DOS AÇORES PROPÕE...Histórias da pesca como produto turístico

Um estudo da Universidade dos Açores propõe que se contem aos turistas as histórias das mulheres das pescas. A ideia foi defendida, ontem, pela estudiosa canadiana  Alison Nielson, durante o III Congresso das Pescas dos Açores.
Alison Nielson percorreu algumas das freguesias da ilha com uma pergunta simples, O que é o mar para si?, e cruzou essa informação com dados semelhantes recolhidos na Terra Nova, no Canadá. Defendeu a estudiosa que as histórias que foi captando podem ser um produto, na medida em que dão a conhecer a quem não conhece a realidade o que é, numa verdade mais aproximada, a vida do mar. 
  O projeto também inclui    formação formal e não formal, feita nas escolas e fora delas sobre o mar e as suas potencialidades.
  A canadiana participou num painel sobre o papel das mulheres na pesca, salientando a sua naturalidade para contar histórias suas e dos companheiros. 
  Como parte integrante desse painel, Orlando Guerreiro, da associação ambiental Gê-Questa, defendeu que se pode criar uma marca de prestígio internacional para o pescado apanhado nos Açores que obedeça a boas práticas ambientais. 
  Para o presidente da associação, essa marca levaria os consumidores a associar o peixe açoriano à responsabilidade social dos pescadores, beneficiando, consequentemente, o seu preço. 
Essas boas práticas, ao nível das pequenas embarcações dominantes no porto da freguesia de São Mateus, onde começa o projeto, fazem-se com a diminuição de resíduos lançados ao mar durante a faina, reduzindo o impacto ambiental da pesca apenas à apanha do peixe.
 

2010-9-24 por Alfredo Emílio Silveira de Borba in http://www.dca.uac.pt

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