Semana do Mar com balanço positivo

A Semana do Mar terminou hoje. Foi uma semana muito divertida passada na companhia dos mais jovens que tiveram a oportunidade de aprender temas relacionados com o meio marinho, alertando-os em particular para o ecossistema das poças de maré e os cuidados a ter aquando da sua visita. Foi-lhes explicada a importância das poças de maré para a preservação da biodiversidade e através dos aquários os alunos poderam observar e ouvir informação acerca de algumas das espécies marinhas que se podem encontrar nesse ecossistema. Algumas das turmas observaram o acto de predação evidenciado num dos aquários ( aquário do Mero). O Mero que é um peixe que gosta de estar bem escondido na sua "casota", mostrou-se bastante simpático e deliciou os olhares dos mais curiosos passeando-se vezes sem conta pelo aquário. 
Foi ainda abordada a história do Forte Grande de São Mateus (espaço que visitaram) para perceberem a importância que em tempos estas construções possuiram e também puderam realizar uma experiência ( água doce; água salgada; corante) que evidenciava as diferentes densidades da água doce e água salgada, que por terem densidades diferentes não se misturam. Esta experiência foi realizada para  explicar a história dos Poços de maré - poços onde as pessoas mais antigas colhiam água para diversas funções do dia a dia. Embora o poço fosse aberto em zonas costeiras com acesso de água salgada, a água das chuvas que escorria pelo poço  não se misturava com a água salgada. A água salgada ficava sempre por baixo por ser mais densa que a água doce, podendo assim, as pessoas recolher água doce sem qualquer problema.
Durante esta semana (23 a 30 de Setembro), recebemos visitas de turmas da Escola Vitorino Nemésio, Escola Básica e Integrada de Angra do Heroísmo e de alguns utentes da Casa de Saúde de São Rafael. O momento mais divertido foi sem dúvida o passeio de barco entre São Mateus e Angra do Heroísmo, momento este vivido com grande intensidade e alegria. Aproveitamos para agradecer às empresas marítimo-turísticas (Octopus, Carvalho, Ocean Emotion) e à APTG que disponibilizaram as embarcações e tornaram estes divertidos passeios possíveis.
Esta semana só foi possivel graças á parceria estabelecida entre a GêQuesta ,Observatório do Ambiente e Ecoteca de Angra do Heroísmo conjuntamente com as empresas marítimo-turisticas e à APTG.
A participação activa dos alunos na temática abordada, mostrou que o objectivo foi alcançado com sucesso!
Proteja os ecossistemas marinhos!!!

Fotos da semana:






 
 
 


1 comentário:

Carlos Leal disse...

vamos fazer um post global com o recaldo desta semana fantástica, da qual só nos devemos orgulhar?
É que tb temos fotos nossas!

E era de mandar para a imprensa!
Parabéns a todos!

Carlos (CCAH)