Voluntariado Ambiental na ILHA TERCEIRA

O voluntariado ambiental na Terceira teve início na passada Quinta-Feira. Até hoje foram realizadas diversas actividades abrangendo diversas temáticas, tendo sido o fim de semana super ocupado e divertido. Os voluntários participaram na pré Campanha SOS CAGARRO 2010 na Ecoteca de Angra na tarde de Quinta - feira e aproveitaram também para conhecer melhor a cidade de Angra do Heroísmo - Cidade Património Mundial. Para o período nocturno as actividades passaram pela participação em actividades culturais e organização de brigadas para a campanha SOS Cagarro 2010.
Na  Sexta-feira o Monte Brasil foi o local contemplado para a visita e no litoral de Angra realizou-se a actividade de Coastwatch, isto é, detectar problemas no litoral resultantes dos impactes da acção humana, com o auxílio de um questionário direccionado para a actividade. A parte nocturna do dia foi preenchida por um jantar vegetariano a cargo da Laia, que nos apresentou um delicioso prato e támbem pela apresentação do voluntariado, ambas as actividades na Sede da Gê-Questa. Para Sábado foi programada uma limpeza na orla costeira na ZPE da ponta das Contendas, construcção de escultura com resíduos encontrados,observação de aves marinhas e recolha de algas para alimentação. Os participantes também participaram num workshop de Surf e fizeram um pique-nic muito agradável à beira-mar.À noite realizou-se um jantar intitulado por "Jantar marinho" como o nome indica, os ingredientes/alimentos consumidos tiveram a sua origem no mar. A sessão de cinema passou por um filme sobre a pesca e apresentação do projecto "Pesca Responsável" elaborado pela GQ.
No Domingo efectuou-se uma limpeza subaquática do porto de São Mateus e da orla costeira local. Foi também executado um trilho subaquático na freguesia em questão.


Sem comentários: