Aquários da Gê-Questa recebem tartaruga

No passado dia 10 de Maio, a Gê-Questa recebeu num dos seus aquários, um novo morador: uma tartaruga! Esta tartaruga foi capturada pelos pescadores de São Mateus da Calheta aquando da prática piscatória, posteriormente levada para o aquário inserido na casa dos Botes Baleeiros da freguesia. Os membros da Gê-Questa acharam por bem, leva-la para um dos aquários existentes na sede, visto terem maior dimensão, proporcionando um maior espaço “habitacional” para a mesma, encontrando-se aí, um espaço favorável para a mesma atingir dimensão e robustez para regressar ao seu habitat natural.
Esta tartaruga, foi analisada por um investigador da Universidade dos Açores, Doutor em Biologia/Ecologia animal, João Pedro Barreiros, que após algumas observações, verificou que este pequeno exemplar pertence à espécie Chelonia Mydas,conhecida por Tartaruga verde, e que está em perigo de extinção. Trata-se de um juvenil com poucas semanas de vida, provávelmente vindo desde o mar mediterrâneo, tendo chegado ao mar dos Açores, através da corrente marítima. Verificou-se também, que esta tartaruga se encontra desnutrida, pois não tem vindo a alimentar-se nos últimos tempos, daí que a mesma permanecerá nos aquários da Gê-Questa até ao mês de Agosto, sendo alimentada diariamente através de uma seringa, contendo camarões e óleo de fígado de bacalhau, até ganhar o peso ideal para posteriormente ser lançada ao seu habitat natural.

2 comentários:

Ricardo Ávila disse...

Camaradas,

folgo em saber que coisas bonitas acontecem na nossa terra. AChei particularmente interesssante terem sido os pescadores a salvar o bicho. Abraços.

Pelágico disse...

Linda tartaruga!!!
Lindo gesto e óptima funcionalidade para os aquários. Espero que a pequena tartaruga goste do nosso pequeno "hotel" enfermaria.