14 de Maio - Dia Internacional do Clima

As alterações climáticas têm vindo a ser identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na actualidade, e que não podem passar espercebidas.

Já são visíveis algumas consequências, tais como:
- Elevação da temperatura;
- Aumento do nível médio das águas do mar;
- Recuo dos glaciares;
- Tempestades, inundações;
- Períodos de seca;
- Entre outros.

Deste modo, as espécies e os ecossistemas são ameaçados, e sobretudo, a biodiversidade será afectada, por exemplo na sua distribuição, taxas de extinção, reprodução, no crescimento das plantas, etc.

Por outro lado, o Homem, também afectado, nomeadamnete através dos recursos que os ecossistemas lhe proporcionam, como a manutenção do ciclo da água, o fornecimento de alimentos, água, medicamentos e matéria-prima, etc.

Os impactes das alterações climáticas assumem-se deste modo, num desafio para a conservação da natureza.

Assim, no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Clima, a Gê-Questa, promoverá, acções de educação ambiental, cujo tema é “Alterações Climáticas - preservação e conservação da Natureza”, que decorrerão na sala do “Centro Estudos do Mar” – sede da Gê-Questa, no dia 14 de Maio.

Seguindo-se da realização de diversas actividades lúdicas/pedagógicas.

Avaliação da actividade:
A actividade correu com sucesso, na qual as crianças se mostraram muito interessadas e participativas. A educação ambiental é muito importante e deve começar pelos escalões etários  mais jovens, alertando-os para atitudes amigas do ambiente, não só por um presente saudável mas tambem por um futuro promissor, onde possamos viver em harmonia com a natureza.
Aqui ficam algumas das fotos da actividade:




 

 



Sem comentários: