Sessões de Educação para a Saúde (EPS)

A Gê-Questa tem promovido nestas férias da Páscoa, sessões de Educação para a Saúde, destinadas à faixa etária das crianças, promovidas pela enfermeira, que se encontra a trabalhar na Associação, no âmbito do programa Estagiar L.

No passado dia 30 de Março, foi efectuada uma actividade acerca da "Gripe A", aos utilizadores do "Espaço TIC", com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos.
O intuito foi avaliar se as crianças retiveram informação acerca desta problemáticada, na anterior sessão de esclarecimento, realizada em Dezembro. 
Assim, por meio de actividades e jogos pedagógicos (memória, mímica, pergunta e resposta, palavras cruzadas, batata quente, mata), abordaram-se os temas: formas de transmissão, sintomas, medidas de intervenção, prevenção ...


Amanhã, 7 de Abril, comemora-se o “Dia Mundial da Saúde”.

A Gê-Questa vai promover sessões de Educação para a Saúde, acerca:
- funções dos órgãos do nosso corpo;
- cuidados com a higiene oral;
- prevenção solar.

A designada actividade de EPS, contou com a participação de alguns dos utilizados do "Espaço TIC", com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos.
Por meio de recurso audovisuais, método expositivo e interactivo, foi feita uma abordagem às crianças, acerca dos órgãos do nosso corpo e suas principais funções, seguindo-se de visualização de imagens.
Posteriormente, foi contada uma história, pelas próprias crianças, acerca dos cuidados de higiene oral, a importância de lavar os dentes correctamente, bem como da vigilância oral regular e visita ao dentista.
Por fim, foram apresentados vídeos acerca da protecção solar.

Esta actividade correu bem, as crianças mostraram-se muito participativas ...


*Curiosidade

O Dia Mundial da Saúde foi criado a 7 de Abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da Saúde. O objectivo do dia Mundial da Saúde é fazer com que o mundo volte os olhos à uma área tão carenciada, nos mais diversos países.


2010 - Este ano, a comemoração deste dia, incidirá sobre urbanização e saúde, tendo como tema “1000 Cidades, 1000 Dias”. O tema escolhido destaca o efeito da urbanização sobre a saúde colectiva, a nível global, e para cada um de nós individualmente.

Sem comentários: