Açores no Top Mundial para Observação de Baleias

O arquipélago dos Açores é um dos melhores locais em todo o mundo para a observação de baleias, registando-se mais de 20 espécies de cetáceos, residentes e visitantes.

Segundo Rui Rodrigues, encarregado de uma empresa de observação de baleias em Ponta Delgada, “ entre as cerca de 80 espécies que existem a nível mundial, conseguem-se avistar 24 nos Açores e a surpresa é poder encontrar uma diversidade muito maior.

Recentemente uma revista estrangeira publica assunto acerca de baleias, considerando os Açores como um dos 10 melhores locais do mundo para a observação de baleias.

Rui Rodrigues e Norberto Serpa, ambos responsáveis por empresas de observação de cetáceos, partilham da mesma opinião “no arquipélago dos Açores, existem baleias, podem é não existir condições para as ver.” Para Norberto Serpa o arquipélago é “ um santuário de cachalotes”, espécie que se pode encontrar durante todo o ano. “ Durante o ano passado, Norberto Serpa, afirma ter conseguido ver baleias em 93% das vezes que saiu para o mar.

A observação de cetáceos pode ser feita em todas as ilhas dos Açores, visto serem avistados constantemente golfinhos e baleias de bico.


In Diário Insular, Ano LXIV, Nº19724, Pág 05, http://www.diarioinsular.com/


Curiosidade:

Na observação de cetáceos, é necessário cumprir-se determinadas regras de forma a não perturbar o ambiente natural em que vivem estes animais.

Evitar perturbar os animais, evitar colisões, evitar danos ao ambiente, evitar alterar os seus padrões de comportamento, são algumas das regras a ter em conta na prática da observação de baleias.




Sem comentários: