Actividades em Poças de maré

No passado dia 31 de Março e 6 de Abril, a Gê-Questa promoveu duas actividades de “Poças de Maré” junto ao Forte Grande de São Mateus. Nestas actividades participaram cerca de cinco crianças com idades compreendidas entre os oito e os onze anos, utilizadores do Espaço TIC.

Inicialmente foi feito um briefing acerca da temática junto das poças de maré, tendo as crianças a oportunidade de perceber qual a importância de tais zonas, assim como, ficar a conhecer quais os animais e plantas marinhos que se podem encontrar nestes ecossistemas e os cuidados a ter aquando da visita a estes locais.

Após o briefing, foram tiradas diversas fotografias nas poças de maré, captando-se bons momentos de interacção educativa. As crianças com o utensílio de camaroeiros, apanharam algumas espécies marinhas que se encontravam nas ditas poças. Foram capturados desde caranguejos, tainhas, búzios e ouriços, utilizados posteriormente nos aquários pertencentes ao Centro de Estudos do Mar.

Já no Centro de Estudos do Mar, foram elaborados diferentes jogos (Jogo pergunta-resposta, palavras cruzadas, jogo do mata) acerca da temática, como também, o preenchimento de fichas sobre piscinas naturais.

No final, verificou-se que as actividades resultaram com sucesso, junto dos mais novos.




Sem comentários: