Terceira possui furo Geotérmico com a mais alta temperatura, mas...Poços ainda insuficientes para abertura de central


A EDA durante 2010, vai investir 7,7 milhões de euros no projecto geotérmico da Terceira, a qual dispõem de recursos geotérmicos de elevada temperatura (300 ºC).
Um dos objectivos do plano de investimentos em renováveis será a construção de uma Central com potência de 12 MW (megawatts), que rondará uma produção média anual de 89 GW (gigawatt/hora).
No entanto, este projecto tem se deparado com algumas limitações, tais como as condições logísticas na zona do Pico Alto, a sua sensibilidade ambiental, bem como as difíceis condições geológicas, ao nível da perfuração.
Em 2009, foram abertos cinco poços na zona do Chambre, com profundidade entre 1.200 m e 1.900 m, mas estes não são suficientes para a produção dos 12 MW de energia pretendidos, visto suportarem apenas 6 MW.
Estima-se assim que a conclusão da construção da Central ocorra este ano (embora não esteja ainda definida a sua localização exacta), e que esta entre em funcionamento em 2012.
In: Jornal Diário Insular (25 de Fevereiro de 2010), Ano LXIV, N.º 19691, pág. 4. (http://www.diarioinsular.com/)

A utilização da energia geotérmica beneficia a conservação dos recursos naturais e a preservação da qualidade do ambiente, sendo portanto, considerada uma fonte energética capaz de suportar o desenvolvimento sustentável da Região Autónoma dos Açores.

Curiosidade
A energia geotérmica é o calor natural contido no interior da Terra, em resultado do seu processo de formação, que continuamente se dissipa para o exterior através de três processos: condução, convecção e radiação. Esta quantidade de energia é passível de ser aproveitada para a produção de electricidade e para diversas aplicações de usos directos.
Trata-se de uma fonte de energia renovável que reduz a necessidade de utilização de combustíveis fósseis, apresentando benefícios ambientais significativos ao evitar a combustão de hidrocarbonetos e, em consequência, reduzindo as emissões dos gases de efeito de estufa e traz um impacte positivo na redução das emissões de dióxido de carbono e outros poluentes.
Os recursos geotérmicos constituem-se assim como uma fonte de energia segura, que garante de forma estável a produção de energia eléctrica, satisfazendo a base do diagrama de carga dos sistemas electroprodutores.
Fonte: http://www.cm-ribeiragrande.pt/Default.aspx?Module=Artigo&ID=121

Sem comentários: