Açores, local de eleição para os garajaus rosados

É nos Açores que se encontra a maior população de garajaus rosados da Europa. Esta espécie encontra-se em perigo na Europa e existem, para além dos Açores, colónias em Inglaterra, Irlanda e França. Em Portugal, os Açores são a única região em que é possível encontrar garajaus, sendo a ilha das Flores a que registou o maior número de casais. Albergou 35% do total das aves que nidificaram nos Açores. É por se alimentarem de peixes pequenos como o agulhão, o chicharro e o peixe-agulha, que os Açores se tornam apelativos para esta espécie.

Por se tratar de uma espécie em perigo, as populações de garajaus rosados nos Açores oscilam de ano para ano. A destruição do habitat de nidificação por ocupação da zona costeira ou introdução de animais como os coelhos, ratos e doninhas estão entre os motivos que levam à redução das colónias. Por isso, na região, têm surgido iniciativas de protecção dos habitats, como é o caso de uma desratização recente do ilhéu do Feno, o qual acolhe a principal colónia de garajaus na ilha Terceira.

Os ilhéus são muito procurados pelo garajau, por se encontrarem isolados e livres de mamíferos. Contudo, em 2005 e 2006, não se registaram garajaus rosados no ilhéu do Feno. A zona tem vindo a recuperar a sua importância desde 2007, ano em que se procedeu à desratização do local. Em 2009, verificou-se um regresso significativo a este ilhéu, onde nidificaram 263 casais, a maior colónia do arquipélago.

In Jornal Diário Insular, ano LXIV, n.º 19691, pág. 6. http://www.diarioinsular.com/


Curiosidades

O garajau Rosado, também conhecido por Andorinha-do-mar rósea e cientificamente designado por Sterna dougallii, pertence á ordem Charadriiformes, família Laridae e género Sterna, é uma espécie considerada vulnerável e protegida no Arquipelago dos Açores.

Esta ave, assemelha-se a gaivotas e apresenta na idade adulta (com mais de 3 anos de idade), uma mancha preta na cabeça e uma tonalidade rosada no peito (daí a designação de rosado). Inicialmente, na época de reprodução, este possui o bico completamente negro, que sofre modificação após a eclosão das crias, tornando-se a base do mesmo vermelha.

No que respeita às dimensões da espécie, são ligeiramente inferiores às do garajau-comum. Em média os indivíduos pesam 119 g e têm uma envergadura entre 76 e 79 cm.

O período reprodutor ocorre entre os meses de Abril e Julho, formando colónias mais densas do que as formadas pelos garajaus comuns, podendo atingir 3 ninhos/m2. Os ninhos são feitos em locais protegidos por rochas ou vegetação, embora os ovos sejam depositados directamente no chão.

Relativamente á alimentação, tem lugar em água salgada e pode variar consideravelmente entre colónias de ano para ano. Mergulham, até 30 cm de profundidade á procura de comida, e conseguem ficar debaixo de água cerca de 2 a 3 segundos.

Fonte: http://ambiente.eternos.org/wp-content/uploads/ECO_e-Fólio_B.pdf

Sem comentários: