Substituição de Lâmpadas nas IPSS e Bairros Açorianos

Hoje, dia 23 de Fevereiro foi assinado o acordo entre a Agência Regional de Energia e Ambiente (ARENA) e as Secretarias Regionais do Trabalho e Solidariedade Social e da Habitação. Este acordo visa substituir as lâmpadas incandescentes, por lâmpadas fluorescentes compactadas.
A ideia, segundo Catarina Furtado (porta voz da ARENA) é “promover a eficiência energética, baixando o consumo de energia eléctrica”, tal como consta no Plano Nacional para a Eficiência Energética. Assim, o objectivo para este ano é substituir 39% das actuais lâmpadas fluorescentes utilizadas, em IPSS (Instituições Privadas de Solidariedade Social) e Bairros Sociais Açorianos, estando preparados dois projectos de acção, intitulados de Eco-IPSS e Eco-Bairros.
Este projecto será financiado pelas Direcções Regionais (25 mil euros) e pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (55 mil euros) e tem o intuito de abranger cerca de uma centena de IPSS e 2.500 casas de Bairros Sociais Açorianos, onde serão também desenvolvidas acções de sensibilização e de promoção de medidas de racionalização do consumo de energia eléctrica.
Desta forma, a sua contribuição trará vantagens para o ambiente a nível ecológico, assim como, em termos de económicos, pois a ARENA estima que ocorra “uma redução de 20% no consumo de energia eléctrica”.

In Jornal Diário Insular, ano LXIV, n.º 19689, pág. 7.http://www.diarioinsular.com/

Este projecto de substituição é um pequeno, mas importante passo, para a redução das emissões de gases poluentes, uma vez que uma que a redução do consumo energético tem um impacto positivo sobre o meio ambiente na medida em que são minimizadas as necessidades de geração de energia. Relembramos apenas uma pequena percentagem da energia eléctrica produzida na Ilha Terceira (e também na Região) é de fontes renováveis (ou seja energia limpa), sendo que a maior parte da energia consumida por todos nós é ainda de origem fóssil.

Curiosidade

As lâmpadas fluorescentes proporcionam uma boa iluminação, com pouca potência e baixo consumo energético, sendo as mais adequadas para locais com necessidades de utilização contínua por períodos de tempo superiores a pelo menos 1hora.
Estas lâmpadas apesar de serem mais caras, têm uma elevada eficácia e um período de vida elevado (cerca de 12 000 horas), permitindo economizar energia até 85% (dependendo do modelo e da potência).

Fonte: http://www.ecocasa.pt/energia_content.php?id=1

Sem comentários: