Oceanos de Plástico

          Com a aproximação da semana do mar (23 a 27 de Novembro) a Gê-Questa - Associação de Defesa do Ambiente, assume o compromisso de alertar a opinião pública a respeito da problemática do lixo no mar. 

       A irresponsabilidade das pessoas com os resíduos que produzem, tem tornado possível uma realidade assustadora, que até há poucos anos seria impensável, os Oceanos de Plástico. No Oceano Pacífico, os investigadores já identificaram duas zonas com milhares de quilómetros quadrados, uma entre a Califórnia e o Havai e outra entre o Havai e o Japão. Nestas porções do oceano, por efeito das correntes oceânicas, milhares de toneladas de lixo, vem se acumulando ao longo dos anos, dando origem aos vergonhosos Oceanos de Plástico. Este resíduos são responsáveis pela morte de muitos animais marinhos, principalmente tartarugas e aves marinhas como os cagarros, que ao longo dos milhares de anos de selecção natural, “aprenderam” a identificar partículas flutuantes nos oceanos como alimento. Muitos destes animais acabam por ingerir estes resíduos e morrem por sufocamento ou por doenças causadas pela impossibilidade de digerir estes materiais. 

Quanto a quantidade de lixo, o Oceano Atlântico não fica atrás, uma enorme quantidade de plástico trazido pelas correntes oceânicas pode facilmente ser verificada, com um simples passeio pela costa de qualquer das ilhas do nosso Arquipélago. Quando observarmos este lixo detalhadamente, constatamos que estes resíduos são compostos basicamente por materiais muito familiares a todos nós.

Para exemplificar o problema na Ilha Terceira, a Gê-Questa e a Turma 4 do 11º ano da Escola Tomas de Borba, supervisionada pelo Professores Francisco Martins e Teresa Silva, organizaram uma recolha de resíduos junto a costa do Negrito. Os resultados foram alarmantes, pois em um espaço de apenas 50 metros e em menos de 30 minutos, os alunos recolheram uma grande quantidade de resíduos (Foto). Estes resíduos, que continham desde bilhas de gás, tampas de sanita, escovas e sapatos até cartuchos de caça, aparelhos de pesca e uma infinidade de outros resíduos plásticos, serão utilizados pelos alunos na criação de uma escultura que pretende alertar as pessoas para a responsabilidade que devem ter com o lixo que produzem.

 “Limpar a Ilha Terceira” é outra iniciativa em que a Gê-Questa está empenhada, juntamente com a Associação Rota do Futuro, os Escoteiros, a GNR e futuros interessados. Este grupo estará inserido na proposta “Limpar Portugal” que pretende no dia 20 de Março de 2010, mobilizar o maior número de voluntários interessados em, literalmente, limpar o país, com a recolha de resíduos que estejam colocados em zonas impróprias. Todas as pessoas e entidades interessadas em participar nesta iniciativa podem inscrever-se, de preferência o mais breve possível, na rede social Ning, comunidade “Limpar Portugal” (http://limparportugal.ning.com), grupo “Limpar a Ilha Terceira” (Conselho de Angra do Heroísmo) ou contactar as entidades responsáveis.

 

Pense globalmente e actue localmente.

1 comentário:

Carlos Leal disse...

Vamos embora! Pra frente é que é caminho!