Observação na costa norte...

A escola Básica Integrada dos Biscoitos completou, na passada quarta-feira, a monitorização das últimas quatro unidades (2 km no total) do troço de 5 km da costa norte. Como no ano passado a escola teve uma excelente participação, principalmente, quanto ao grande número de voluntários, mais de 60, incluindo os professores.


O passeio teve início no forte dos biscoitos com duas turmas do 5ºano, com as quais foram realizadas duas unidades que abrangeram o porto e a zona balnear. Os alunos estiveram sempre bastante atentos, e a habitual força do mar da costa norte, captava a atenção e o respeito de todos.


Outro atractivo da visita foi as poças de maré, bastante famosas e interessantes por diversas razões, das quais devemos elencar razões ecológicas (como importantes zonas de berçário para diversas espécies) e educativas.


Os alunos estiveram também atentos, para além da vida marinha, à avifauna locais e às características da zona costeira. Infelizmente alguns resíduos foram também encontrados, principalmente garrafas, junto a zonas de lazer.

As últimas duas unidades foram monitoradas pela turma do 2ºano. Durante este percurso, apesar de existirem ainda alguns resíduos domésticos, a situação era menos grave, o que permitiu um passeio deveras mais agradável. A turma participou activamente no preenchimento dos questionários do projecto Coastwatch aprendendo vários conceitos relacionados com a zona costeira, como as diferentes zonas de acção das marés e os diferentes organismos que habitam a beira-mar.

O percurso terminou na zona do biscoito bravo após um curto mas bastante interessante trajecto que permitiu uma maior atenção, por parte dos alunos da EBI dos Biscoitos, para este especial troço de costa onde a Gê-Questa em conjunto com a Câmara Municipal da Praia da Vitória pretende dinamizar o Centro de Interpretação do Litoral.





Sem comentários: