Passeio na Costa Norte da Ilha Terceira (Sábado 24 de Novembro)

A campanha Coastwatch já arrancou e os resultados até ao momento alcançados são bastante interessantes. O primeiro grupo a sair para a costa foi o Atelier da Ciência da Escola Vitorino Nemésio da Praia da Vitória na passada quarta-feira dia 21 do corrente mês, ao percorrer toda a extensão do areal da praia entre a marina e o primeiro esporão junto à Praça da Batalha.

Este grupo percorreu e analisou atentamente, com os seus professores, 500 metros de uma das zonas mais particulares da nossa costa, o areal.

No sábado durante a tarde o Coastwatch “atacou” na costa Sul da Ilha com os escuteiros marítimos do agrupamento de São Mateus a percorrerem um bloco inteiro de 5 km entre a Silveira e a Ponta de S.Mateus. No mesmo instante na costa Norte, foram realizados 5 unidades do bloco entre o pico Matias Simão e o Biscoito Bravo, com a participação do coordenador do programa na Gê-Questa e três professoras do 1ºCiclo da escola Básica Integrada dos Biscoitos. A área percorrida apesar de difícil acesso permitiu ter uma maior compreensão da triste situação que ali existe, nomeadamente quanto à deposição de lixos e entulhos. As imagens falam por si.


As destemidas e corajosas professoras percorreram toda a costa numa extensão de mais de 2500m, e nem os numerosos montes de entulhos as impediram.

Um local com um interessante valor paisagístico que, infelizmente, alguém se lembra de abandonar lixo de grande dimensões.


1 comentário:

Nuno Barata disse...

Isto é o que eu chamo de gente sofisticada a tentar fazer dos Açores um Paraiso ambiental que não é em transformar um Povo embrutecido numa coisa aproximada do sofisticado.
Bem haja quem faz este trabalho, depoleta estes alertas e desperta essas conscências.