Festival NOVA TERRA realiza-se a 18, 19 e 20 Agosto 2017, no Forte Grande de São Mateus da Calheta




O Festival NOVA TERRA surge da organização de várias partes com a Gê-Questa – associação de defesa do ambiente, e pretende reunir pessoas num espaço de ar livre e elevado espírito de partilha, sem custos monetários associados, para realização de várias actividades, que vão desde Yoga, Meditação, Chi-kung, Workshop de alimentação vegetariana, Palestra sobre como reduzir o consumo de plásticos, Cosmética natural, Dança de re-conexão, Rodas de cantos e mantras, OM-chanting, Biotrocas, entre outros.
Também haverá espaço para exposição e venda de artesanato local, pelo que os interessados poderão contactar para eventosacores@gmail.com. 

Os momentos de refeição (almoço/jantar/lanche) serão feitos em modo de partilha, em que cada um poderá levar a sua refeição, preferencialmente livre de produtos provenientes de animais, e partilhar com o grupo.

O evento realiza-se na sede da Gê-Questa, no Forte Grande de São Mateus http://ge-questa.blogspot.pt/p/o-forte.html, um local de elevada beleza e valor arquitetónico, que oferece uma vista privilegiada sobre a freguesia e porto de São Mateus da Calheta. 
Poderá seguir as atualizações do evento na pagina de facebook em:
 https://www.facebook.com/festivalnovaterra/ 
ou através do blogue:
http://ge-questa.blogspot.pt/

O evento é gratuito, de acesso livre e não é necessária inscrição.
Basta aparecer! :)


Programa


 18 agosto 2017 (sexta-feira)

18:00 Abertura e Recepção
A organização do Festival terá para partilha com os participantes uma sopa, pelo que pode trazer a sua merenda e jantar connosco da Mesa da Partilha.


19:00 – 20:30
BUDANÇA – Dança de Expressão Livre Meditativa
Dança dedicada ao Corpo, Mente e Espírito que nos leva à Libertação de bloqueios energéticos e emocionais, para o Despertar e Harmonia do Ser em constante Mudança e sua Integração em Consciência com o Todo.
*com Ana Proença e José Branco

21:00 – 22:00
"RODA DE MANTRAS E CANÇÕES SAGRADAS"
Índia, América, África, Europa, Médio Oriente...
Se há algo em comum enquanto prática de celebração e comunhão nas comunidades espalhadas pelo mundo inteiro é a música. A música e o canto conectam-nos ao coração de uma maneira arrebatadora. A selecção de canções que fizemos para esta roda é muito especial e celebra a Paz, o Amor e a Mãe Natureza em muitas línguas…
As pessoas podem trazer os seus instrumentos para co-criarmos musica junto em volta da fogueira.
*com Pedro Paz

19 agosto 2017 (sábado)

 09:00 – 10:00
MOVIMENTOS DA NATUREZA | Chi Kung - a Arte da Saúde e da Longevidade
Através de exercícios simples de respiração que envolvem o corpo inteiro, vamos descobrir como a energia vital sempre flui unido os órgãos entre si, os músculos, tendões e ossos... e não só, unindo-nos também a tudo o que nos rodeia através do ar, da água, da comida e da luz do sol. E como não queremos apenas manter-nos vivos, mas sim viver em abundância energética e qualidade de saúde, podemos estimular esse fluxo, tomando consciência da nossa presença íntegra. As técnicas utilizadas nestas sessões são conhecidas por "Chi Kung", prescritas em Medicina Tradicional Chinesa. 
*com Pedro Paz

10:00 – 12:30
Workshop: Nova Alimentação
Somos o que comemos. Esta frase lembra-nos que a nossa alimentação não é uma mera forma de obter energia, mas define a forma como nos cuidamos e por consequência vivenciamos a experiencia da vida. Hoje, mais do que nunca, consciência da alimentação é tão importante. Nunca vivemos um tempo de tanta abundância, mas também de tanta adulteração daquilo que nos é oferecido como alimento. Pretendemos trazer novas abordagens de uma alimentação que nos sustente neste tempo de mudança. Uma alimentação consciente para cada um e para o planeta.
Durante workshop vamos viajar em diferentes abordagens da cozinha vegetariana, para criar pratos simples, rápidos e super nutritivos que sejam alimento para corpo e para o espírito.

12:30 – 14:00 | Pausa para Almoço
As refeições preparadas durante o workshop: Nova Alimentação serão partilhados com os participantes. Traga a sua merenda e partilhe connosco da Mesa da Partilha!

14:30 - 16:00
Como “desplastificar” as nossas vidas? – um tempo de partilha 
“Desplastificar” é perceber o porquê e a importância de recusarmos o plástico e como o podemos fazer em pequenos passos. O plástico foi uma grande invenção, no entanto, nunca como hoje, ouvimos falar tanto sobre a necessidade de recusarmos e reduzirmos o seu consumo.
Neste pequeno tempo e espaço pretendemos de forma interactiva e em partilha uns com os outros, perceber alguns dos mitos e verdades em torno do plástico, e perceber como o seu mau uso tem causado impactos irreversíveis ao nosso Planeta, à nossa casa. Durante a partilha falaremos de exemplos de alternativas sustentáveis, em substituição de certos produtos de plástico, mas só depois de percebermos o seu porquê.

*com Rute Rocha

18:00 – 19:00
OS 4 ESPAÇOS SAGRADOS DE UMA COMUNIDADE (palestra)
Em algumas antigas comunidades guardavam-se como sagrados quatro espaços de partilha. Eram estes 'a Assembleia' onde se tomavam decisões de grupo em unanimidade; 'a Oficina' onde se trabalhava em conjunto quer fosse a cavar a terra, a construir ou a aprender um ofício; 'a Celebração' onde todos se juntavam para cantar, dançar e brincar e 'o Círculo do Coração' onde todos se escutavam uns aos outros sem julgamento nem crítica em busca de entendimento mútuo, carinho e respeito.
*com Pedro Paz

19:00 – 20:00 | Jantar
A organização do Festival terá para partilha com os participantes uma sopa, pelo que pode trazer a sua merenda e jantar connosco da Mesa da Partilha!

20:00 – 21:00
"CÍRCULO DO CORAÇÃO" reconheço, agradeço, perdoo, amo...
Nestes tempos de grande mudança não nos resta alternativa a não ser aceitarmo-nos como somos, compreendermos o outro e, em solidariedade genuína, promover o Bem comum, sem pressa, sem controlo, sem esforço...
Abre o teu coração, conta o que sentes e verás que não estás sozinho, pois afinal somos muito mais parecidos do que recordamos uns dos outros...  O 'método' deste círculo é oriundo das tribos ancestrais da América Nativa e aplicado aos dias de hoje.  
*com Pedro Paz

21:00 – 22:00
Música Nova Terra – Jam (cocriar)
Roda de mantras e música. As pessoas podem trazer os seus instrumentos para co-criarmos musica junto em volta da fogueira.

20 agosto 2017 (domingo)

09:00 – 11:00
Sessão de YOGA ANAGATHAGAIA
Yoga significa união. É uma prática através da qual trabalhamos a consciência do corpo, da respiração (energia) e do momento presente, permitindo o encontro entre o corpo, a mente e o espírito. Yoga AnahataGaia surge de uma fusão de vários estílos de yoga, da ligação com a natureza e à energia do coração. Ela resulta do processo intuitivo e criativo da própria viagem interna da autora, é uma partilha de experiências para ajudar a  abrir o caminho de  auto-conhecimento e da nossa jornada de volta a casa, de volta ao Ser.
Na aula de Yoga AnahataGaia trabalhamos posturas de yoga, pranayama (respiração), movimento livre, auto-massagem, relaxamento e meditação. A aula é uma viagem que simboliza o fluxo da vida e da natureza.
*com Cecília Melo

11:00 – 12:00
OM-CHANTING
*com Janani Dasi e Deepak

12:00 – 13:00 | Pausa para Almoço
A organização do Festival terá para partilha com os participantes sala e sumos, pelo que pode trazer a sua merenda e almoçar connosco.

13:00 – 14:00
BIOTROCAS
BIOTROCAS é um evento que tem sido promovido pela associação Gê-Questa e que tem se destinado à troca de produtos hortícolas (de preferência biológicos) e outros produtos relacionados com práticas de vida sustentáveis, como por exemplo produção caseira de compotas, pão, pastas, curtumes, entre outros.  
Prevalece-se a troca de produto por produto, pela negociação pelas partes interessadas, sempre nume espírito de partilha e diversão! Também se partilham experiências e conhecimentos sobre receitas e práticas hortícolas.
Caso não se tenha nada para trocar, pode comprar com a tradicional moeda €. O importante mesmo é que não deixe de aparecer por causa disso!

15:00 – 17:00
"RECONNECT DANCE" - criação no 'aqui e agora'
A Arte regressa às pessoas! Cantar, dançar e expressar livremente é um direito e dever de todos, para sermos mais francos, mais autênticos, mais conscientes, mais fraternos. “Reconnect Dance” é uma viagem que tem levado muita gente há mais de 15 anos a sentir-se confiante no seu corpo e na sua sensibilidade, a sentir-se disponível para viver e criar, para Ser quem É, libertando-se das amarras e pressões inconscientes que ainda têm desde a inquisição e da época do industrialismo capital.
*com Pedro Paz

18:00 – 19:00
Palestra: Nova Educação

19:00 – 20:00 | Pausa para jantar
A organização do Festival terá para partilha com os participantes uma sopa, pelo que pode trazer a sua merenda e jantar connosco da Mesa da Partilha!

20:30 – 22:00
Som das Esferas (musica ao vivo)
*com João Pedro Leonardo
Encerramento com Rodas Sagradas, Mensagens da Alma e Observação de estrelas

O que trazer para o Festival?

A organização do evento terá todos os dias, uma sopa no jantar e saladas e frutas no almoço, por isso convida a todos a trazerem uma pequena merenda para comermos juntos, da Mesa da Partilha. Experimente trazer algo que não provenha de animais!
A musica, dança e partilha serão uma constante no Festival, pelo que convidamos os participantes a trazerem instrumentos para co-criarmos musica junto, bem como mantas e almofadas para sentarmos no chão à volta da fogueira.

Check-list:
Trazer para o evento:
- merenda para almoço/jantar/lanche (de algo que não provenha de animais)
- prato, copo e talheres (de preferência que não seja descartável)
- instrumentos para co-criamos musica juntos
- mantas e almofadas para sentar no chão
- roupa fresca confortável e agasalho para o cair da noite
- fato de banho, toalha e protector solar








Sem comentários: