NOITE DE CINEMA AMBIENTAL: GALIZA NÃO É UMA MINA! ÀS 21:30 DO 04/09/2013.

Um fantasma percorre as belas terras da Galiza... Esse fantasma tem alento de cianeto e chama-se Edgewater, empresa canadense que vem à Galiza não a construir senão a destruir, a extrair o ouro desta terra para fugir com ele. Este roubo a cara descoberta é apresentado pelas autoridades da Junta da Galiza coma uma vitória, um projecto estratégico, porque Edgewater lhes vai oferecer aos nativos várias dúzias dos empregos pior pagos e mais perigosos, como faz nas suas minas africanas.


Na noite da quarta-feira na Gê-Questa expor-se-á o problema da mineração do ouro e do tantálio na Galiza, um problema que já no seu momento destruiu algumas zonas da Galiza como a comarca de Valdeorras, onde é típica a extração de lousa. A dia de hoje estas zonas estão totalmente destruídas, muito pobres e sem praticamente emprego. Não se pode vender a terra para ter emprego 10 anos. Agora os galegos enfrentam-se ao neoliberalismo mais duro que quer explorar o ouro e o tantálio desta terra. Esta fermosura de montanhas não pode converter-se numa terra envenenada e cheia de escombros e buracos.



A seguir haverá uma projeção da película Pradolongo.

Pradolongo é um lugar da montanha de Ourense (Galiza) e tem uma paisagem insólita na qual existe um prado com uma lagoa glaciar, onde se encontra uma valiosa jazida de lousa. É também o lugar onde Martiño, Raquel e Armando passaram todos os verões. Agora prestes a abandonar as suas adolescências quase sem se darem conta e se acercam a um novo verão como os anteriores, com as festas e tardes no rio...mas desta vez nada vai ser igual. Martiño sonha em montar uma exploração de gado ecológica em Pradolongo em cooperativa com os seus vizinhos, mas as suas ilusões esbarram numa empresa mineira do pai do seu amigo Armando, que faz tenção em explorar a jazida de lousa que se encontra em Pradolongo. Perante esta circunstância as crianças afrontam os seus primeiros posicionamentos como adultos, as suas primeiras responsabilidades, a sua futura atitude ante a vida. Também ante o amor, as relações com os seus, a formação de ideologias...

Pradolongo representa a paisagem típica da montanha do interior da Galiza, a aldeia cheia de odores, cores e sons, de uma Galiza que está a mudar e que se move entre o velho e o novo, mas que de alguma forma serve como refúgio da memória galega. Neste contexto, revelam-se ainda os problemas originados pela exploração de minérios na Galiza durante as últimas décadas e que podem voltar a acontecer, caso se leve a cabo os megaprojetos atuais da mineração do ouro e do tantálio na Galiza.

Sem comentários: