Palestra «Zonas Húmidas – À procura do azul água no solo negro das ilhas»

O papel das turfeiras no ecossistema é tema principal da palestra “À descoberta do ‘azul água’ no solo negro das ilhas”, de Cândida Mendes, que teve lugar na Sede da Gê-Questa, em Angra do Heroísmo, hoje dia 25 de Fevereiro, pelas 14h00, no âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas.



"Segundo a investigadora do Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada da Universidade dos Açores, a mensagem do evento passa por incutir o gosto pelo conhecimento da biodiversidade existente no nosso meio de modo a afiançar o seu respeito e a sua protecção.


Dificilmente podemos proteger o que não conhecemos, diz a mestre em Gestão e Conservação da Natureza e a investigadora do Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada da Universidade dos Açores (GEVA). Cândida Mendes considera por isso que todas as iniciativas de divulgação e esclarecimento sobre a biodiversidade nos Açores são importantes para o reforço da educação ambiental na sociedade.


Assim, a investigadora vai proferir a palestra “À descoberta do ‘azul água’ no solo negro das ilhas”, no próximo dia 25, pelas 14h00, no edifício-sede da Gê-Questa, localizado no Forte de São Mateus, concelho de Angra do Heroísmo, a qual dará enfoque às turfeiras, de designação científica Sphagnum, uma tipologia das Zonas Húmidas por si estudada cientificamente desde o ano de 1998.



“A maioria das pessoas vão ao interior da ilha não desconhecem as espécies que pisam e que estão à sua volta. Para proteger é preciso conhecer”, considera Cândida Mendes, em declarações ao nosso jornal, acrescentando que, porém, nota mais sensibilidade por parte da sociedade e das entidades governamentais. “O caminho é longo. Mas estão todos muito mais despertos”, diz.


Questionada sobre o interesse em captar as atenções das camadas mais jovens da sociedade, a investigadora da GEVA revela a frequente solicitação para proferir palestras nas escolas e em outros lugares no âmbito da educação ambiental. Ali, refere, estão certamente muitos dos futuros investigadores científicos, docentes e, de modo geral, os ‘homens do amanhã’..."










Sem comentários: