Monsanto não venderá milho transgênico na França


O grupo americano Monsanto afirmou nesta terça-feira que não venderá milho transgênico em 2012 na França, depois que o governo proibiu o cultivo deste tipo de milho geneticamente modificado.


"A Monsanto considera que não se reúnem as condições favoráveis para a comercialização do MON810 na França em 2012 e mais adiante", afirmou o grupo em um comunicado.

"Esta posição foi expressa em várias ocasiões e confirmada ante as autoridades francesas", acrescentou a Monsanto.

Na segunda-feira, uma centena de militantes hostis aos organismos geneticamente modificados (OGM) ocuparam durante várias horas uma instalação do grupo americano perto de Carcasona (sul), onde tinham sido armazenadas sementes de milho transgênico.

Os militantes exigiram a "proibição de cessão, circulação e cultivo" de sementes de OGM.

O protesto pressionou a ministra da Ecologia, Nathalie Kosciusko-Morizet, a anunciar a proibição de cultivar estas sementes antes do fim de fevereiro, mediante uma nova moratória.

Referindo-se ao protesto, o grupo americano lamentou "a entrada à força e os danos ocasionados" pelos manifestantes a suas instalações, lembrando que não é a primeira operação deste tipo na França.

A moratória lançada pela França contra os OGM em fevereiro de 2008 foi recentemente invalidada pela Corte Europeia de Justiça, sediada em Luxemburgo, e pelo Conselho de Estado francês.


Eric Cabanis

1 comentário:

Pelágico disse...

Nem na França nem na Alemanha...
mas parece que querem vender nos Açores. É que faz mesmo falta.
Os Açores são mesmo importantes para a Monsanto.