Introdução ao Voluntariado Ambiental

O conceito de voluntariado nasceu na Europa no século XIX e tem vindo a crescer significativamente nas últimas décadas. Grande número de associações com ajuda financeira ou técnica dos Governos, das empresas e dos cidadãos, contam com projectos de voluntariado nos mais diversos âmbitos de trabalho.

O voluntariado ambiental, uma vertente mais recente do conceito anterior, é geralmente desenvolvido por associações de defesa do ambiente, e tem como objectivo minimizar os efeitos negativos dos humanos sobre a terra, mediante o trabalho altruísta. Existe um grande número de pessoas dispostas a ocupar o seu tempo livre neste tipo de actividades, sendo actualmente desenvolvido em diversos lugares (Canárias, Portugal Continental, Reino Unido, Nova Zelândia, Brasil, etc.).




O arquipélago dos Açores tem uma grande importância ecológica a nível planetário. Esta importância deve-se à sua localização afastada dos continentes que levou à especiação de vários seres vivos que colonizaram estas ilhas. Estas espécies endémicas, únicas no planeta, devem-se proteger das principais ameaças, sendo estas directamente ou indirectamente, causadas pelo homem sendo as mais importantes: destruição de habitats, introdução de espécies exóticas e poluição.
Existem, actualmente, muitos esforços e grandes investimentos feitos para proteger estas espécies, mas nem sempre se alcançam os objectivos pretendidos, visto que a conservação é uma tarefa complicada, morosa e de difícil visibilidade a curto prazo.


A Gê-Questa propõe um novo paradigma, a nível regional, que engloba uma consciencialização ambiental e simultaneamente uma acção de cidadania. Esta ideia envolve participantes locais, nacionais e internacionais através da cooperação voluntária em acções de importante relevância para o ambiente natural e social.

Estejam atentos! Proximamente anunciaremos a II Edição do "Voluntariado Ambiental nos Açores" a realizar no próximo verão em varias ilhas Açorianas, dentro das comemorações do Ano Europeu do Voluntariado.



Sem comentários: