Balanço do primeiro turno do Voluntariado Ambiental: Ilha Graciosa


O primeiro turno de Voluntariado Ambiental nos Açores, promovido pela Gê-Questa Associação de Defesa de Ambiente, decorreu entre 1 e 15 de Agosto na ilha Graciosa. O grupo era composto por 11 pessoas de várias partes de Espanha e um voluntário da Ilha Terceira, a maior parte dos participantes eram Engenheiros do Ambiente e Biólogos Marinhos, mas albergando também uma Periodista entre outros.
Um dos trabalhos predominantes passou pela eliminação de espécies de flora invasora, que são uma ameaça para as comunidades vegetais endémicas, pondo assim em risco a conservação da biodiversidade. As principais espécies de flora invasora eliminadas foram o chorão (Carpobrotus edulis), no Barro Vermelho, zona inserida no parque natural da Graciosa. Também foram eliminadas outras espécies de flora exótica como a conteira (Hedychium gardneranum), silva (Rubus ulmifolius) e incenso (Pittosporum undulatum) na zona natural da Caldeirinha.
Outro trabalho realizado pelo grupo de voluntários foi a recolha de lixo em várias zonas da ilha Graciosa: na orla costeira desde o Farol da Baleia até a Ermida da Vitória, no trilho pedestre da Baia de Folga, na zona costeira da Vila da Praia e na Baia de Porto Afonso, é de realçar a actividade realizada neste último local, onde foram removidas grandes quantidades de lixo, a maior parte do quais plásticos, esferovite, e restos de bóias. Foi encontrado também uma substância densa e escura presa nas rochas, o que parecia ser um derivado de petróleo. Recolheram-se algumas amostras para posterior estudo e determinar a sua origem e composição.
Outro ponto de actuação prendeu-se no desenvolvimento de acções de informação e sensibilização ambiental, para que fosse possível estivemos presentes nas Festas de Santa Cruz, onde conversamos com os habitantes locais e alguns visitantes, dando informação sobre os vários projectos da Gê-Questa, bem como explicar as actividades realizadas neste primeiro turno de voluntariado ambiental na Graciosa.
Em complementação destes trabalhos, os voluntários despenderam algum do seu tempo na realização de vários trilhos pedestres com o intuito de recolher informações sobre os mesmos de forma a formalizar uma posterior proposta às autoridades competentes para a acreditação dos mesmos.

Para além de todos os trabalhos mencionados anteriormente foi feito um passeio de barco em volta da ilha, assim como uma visita de estudo ao ilhéu da Praia, onde puderam conhecer, observar e ouvir as aves marinhas que lá nidificam.
Em suma foram 15 dias muito bem passados, recebemos elogios tanto das comunidades locais bem como por parte do grupo de voluntários, alguns asseguraram querer repetir a experiência.
 Elogios como os que recebemos, só nos dão força para continuar.
Relembramos uma vez mais, que os próximos turnos, vão-se realizar na ilha das Flores entre 1 e 16 de Setembro e na Terceira entre 23 de Setembro e 7 de Outubro. Caso tenha interesse em fazer parte dos 2 próximos grupos de Voluntários, não hesite em contactar a nossa associação.
Todas as ajudas serão sempre muito bem-vindas.






4 comentários:

Pelágico disse...

Lindo, fantástico, brilhante, entusiasmante, emocionante e magnífico. Parabéns a todos os voluntários, nuestros hermanos que trabalharam para melhorar nuestro planeta.

Gracias

Anónimo disse...

Trabalho muito importante para os açores sem duvida, tentarei organizar a minha vida para participar em um dos dois últimos grupos de voluntários.

Bi Armas disse...

A Alma diz-me que vocês foram muito corajosos. A iniciativa e o trabalho desenvolvido foi um exemplo de cidadania e grande dádiva para a valorização ambiental dos Açores.
Eu nunca teria tido a coragem para organizar um trabalho desta envergadura. Muitos parabéns.

Gê-Questa disse...

Obrigada Teresa :) Um trabalho muito gratificante sem dúvida