As Nações Unidas proclamaram o dia 22 de Maio como o Dia Internacional da Diversidade Biológica, com o intuito de promover a consciencialização da sociedade relativamente aos problemas que a biodiversidade enfrenta actualmente.
Assim a Gê-Questa, durante a semana de 17 a 21, comemorará a intitulada “Semana da Biodiversidade”, em que serão apresentadas sessões acerca da temática e proporcionadas visualizações de vídeos, aos alunos das escolas convidadas, e a todos os interessados na temática.
As inscrições estão abertas: 295642868 ou gequesta@gmail.com ...
* Importância da Biodiversidade
A biodiversidade ou diversidade biológica é a “variabilidade entre organismos vivos de todas as origens (...)”.
A vida na Terra está em todo o lado, desde o fundo do mar até à atmosfera. A biodiversidade tem aumentado desde a origem da vida terrestre, calcula-se que existam na Terra entre 5 e 30 milhões de espécies de seres vivos, conhecendo-se, no entanto, apenas 1,4 milhões (5 a 28% do total). A grande maioria das espécies permanece desconhecida dos cientistas e muitas delas acabarão mesmo por se extinguir antes de serem observadas pela primeira vez e devidamente classificadas.
O problema da redução da biodiversidade assumiu, principalmente nas últimas décadas, proporções nunca antes atingidas, conforme aponta o Relatório da Diversidade Biológica, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) em 1995.
Em consequência da enorme pressão humana que actualmente é exercida sobre os ecossistemas, pensa-se que entre 100 e 600 mil espécies desaparecem para sempre em cada ano que passa.
Muitas actividades humanas têm contribuído para a perda de biodiversidade (à nossa escala temporal), sobretudo pela consequente destruição de habitats (pela construção de urbanizações e infra-estruturas), a sua poluição e sobreexploração.
Sem comentários:
Enviar um comentário