Avaliação da "Semana da Biodiversidade"

* “Porquê valorizar a biodiversidade?”

A sobrevivência de muitas das espécies actualmente existentes e a protecção do seu habitat estão dependentes de uma mudança de atitude por parte do Homem.

Na natureza todas as espécies são importantes, mesmo as que aos nossos olhos possam parecer insignificantes.

Avaliaçao das Sessões
Durante a semana em questão, recebemos na sede da Gê Questa, utlizadores do espaço TIC e uma turma do 2º ano da Escola Tomás de Borba.

As sessões ocorreram em dias diferentes, abordando-se diferentes temáticas todas relacionadas com a Biodiversidade.

Para os utilizadores do espaço TIC, abordou-se o conceito da Biodiversidade, as causas e consequências da sua perda, nomeadamente as espécies em extinção, assim como, o que fazer para combater a problemática. Foram visualizados videos sobre os problemas que prejudicam a biodiversidade a nível mundial.

Em relação à turma da Escola Tomás de Borba, foi também explicado o conceito de Biodiversidade. Incidiu-se na diversidade de espécies nas poças de maré, na sua importância ecológica ,como também, na importância da sua conservação. Após o briefing inicial, foi a vez dos alunos observarem a vida subaquática presente nos aquários da associação, identificando-se as espécies anteriormente visualizadas na apresentação. Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar o fenómeno de predação tendo-se dado a um dos peixes do aquário (Mero) , um caranguejo evidenciando a dinâmica presa-predador. No final da actividade, as crianças puderam deixar uma mensagem ou fazer um desenho do que aprenderam.

A actividade correu com sucesso, tendo os alunos participado com entusiasmo!

Ao final da tarde de Sexta-feira, houve também tempo para a visualização do filme, "2012", evidenciando as alterações climáticas.

Fotos das actividades desenvolvidas durante a semana:
















Sem comentários: