Ao largo da ilha do Faial, a actividade sismológica tem se verificado mais forte. Segundo Teresa Ferreira, responsável pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica (CIVISA), o número de microssismos tem vindo a aumentar a oeste da ilha do Faial nas últimas horas, desde segunda-feira à noite. Embora estejam a ocorrer estes fenómenos naturais, não tem sido sentidos pela população da ilha, podendo no entanto, ocorrer um sismo mais energético que venha a ser sentido.
Teresa Ferreira afirma que esta actividade está localizada a mais de 30 quilómetros de distância da ilha e que se trata de um fenómeno isolado, que se enquadra na actividade do arquipélago, não tendo qualquer ligação com a actividade sísmica verificada ultimamente em diferentes regiões do planeta.
Nas restantes ilhas do arquipélago, “ a sismicidade encontra-se dentro dos parâmetros normais”, considera o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica (CIVISA).
In Jornal Diário Insular ( 10 de Março de 2010), Ano LXIV, Nº 19704, pág. 04 http://www.diarioinsular.com/
Curiosidade
CIVISA participa em exercício para a aviação civil baseado na ocorrência de uma erupção vulcânica nos Açores
Teve lugar no dia 2 de Março, o exercício internacional VOLCEX10/01 destinado a testar e avaliar os planos de contingência e a capacidade de resposta dos centros de controlo aéreo do Atlântico e da Europa a uma situação de erupção vulcânica, nos Açores.
O cenário que serve de base a este exercício assenta na ocorrência de uma erupção vulcânica explosiva no Vulcão da Caldeira da ilha do Faial e foi desenhado em conjunto pela NAV Portugal (Centro de Controle Oceânico de Santa Maria), o Centro de Alerta de Cinzas Vulcânicas de Toulouse e o CIVISA para, em simultâneo, colocar em acção os centros de controlo aéreo do Atlântico e da Europa. O evento simulado produziu importantes colunas eruptivas verticais de cinzas vulcânicas que, em altitude, são afectadas pelos ventos e acabam por se propagar em direcção à Europa e Norte de África colocando em risco a segurança do tráfego aéreo.
Fonte: http://www.cvarg.azores.gov.pt/Cvarg/CentroVulcanologia/noticias/notícia+01-03-2010.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário