Câmara do Comércio de Angra quer 15% dos açorianos com painéis solares

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo apresentou ao Governo Regional dos Açores a proposta do programa “SolAçores”, com o intuito de, no prazo de cinco anos, 15% das habitações dos Açores terem painéis solares como fonte de aquecimento das águas sanitárias. Deste modo, o programa pretende incentivar as famílias açorianas para o uso das energias renováveis e sensibilizar os açorianos para os apoios governamentais que existem nesse âmbito.

O presidente da Câmara do Comércio de Angra, Sandro Paim, explicou que “existe tecnologia que permite que o gasto de uma família em gás, por exemplo, sirva de base ao investimento neste tipo de equipamentos. Por exemplo, numa família de três pessoas, com um gasto mensal em gás de 30 euros, esse valor pode servir para a prestação bancária do crédito para a compra dos painéis. Esse investimento é pago em cinco anos e, a partir daí, por um prazo de 20 anos (a vida útil destes equipamentos) essa família não terá gastos para o aquecimento das águas na sua habitação”.

In Jornal Diário Insular, Sexta-feira 12 de Março de 2010, Ano LXIV, Nº19706, pág. 3. http://www.diarioinsular.com/


O consumo dos combustíveis fósseis apresenta, como é conhecido, grandes problemas, como a poluição ambiental, o facto de serem esgotáveis e de originarem dependência energética dos países pobres em recursos energéticos de origem fóssil, como é o caso de Portugal. A exploração local das energias renováveis é de todo o interesse, pois reduz a dependência energética relativamente aos países produtores dos combustíveis fósseis, minimizando a necessidade de importação de energia. Além disso, são de extrema importância para a diminuição da poluição ambiental, contribuindo significativamente para a redução das emissões de CO2.
O ambiente em que vivemos é responsabilidade de cada um de nós. Numa altura em que se assiste a uma mudança do paradigma energético, é necessário cada vez mais alterar mentalidades e comportamentos no sentido de alcançar um desenvolvimento sustentável, combinando a eficiência energética e as energias renováveis.

Sem comentários: