Angra é pioneira em energia solar

Está concluída a primeira central de microprodução de energia solar dos Açores, em Angra do Heroísmo. A infraestrutura está instalada no convento de S. Gonçalo, sendo propriedade da instituição (IPSS), e tem capacidade para produzir o máximo permitido por lei para a microgeração, isto é, 3.68 KW.

A central não fornecerá a instituição de forma directa, pois não possui baterias, pelo que se destina apenas ao fornecimento de energia à EDA, através de um sistema de intercâmbio.

Esta central não concorreu ao programa de apoio Proenergia, o qual subsidia estas instalações até quatro mil euros a fundo perdido, mas este programa, que tem por objectivo promover a energia limpa e renovável nos Açores, já recebeu cinco candidaturas de projectos de microgeração de energia solar e os responsáveis políticos regionais esperam muitas de todas as ilhas, uma vez que os concursos abrem com periodicidade mensal.

Mais informação: In Jornal Diário Insular, 19 de Março de 2010, Ano LXIV, N.º 19713, pág. 3. http://www.diarioinsular.com/

Sem comentários: