Acção “Limpar Portugal” deve ser continuada

Paulo Barcelos afirma que a iniciativa “Limpar Portugal”, foi um sucesso e que contou com a colaboração de 701 voluntários e empresas. Mas, a equipa organizadora refere que se “a acção tivesse decorrido no domingo e não no sábado teríamos, com certeza, mais voluntários”.

No total foram recolhidos 331.150 kg de resíduos, e na sua maior parte foram recolhidos resíduos de construção e demolição (286.370kg), seguindo-se os resíduos urbanos e equiparados (17.760kg), madeiras (8.250kg), plástico rígido (4.860kg), plástico sujo (3.840kg), resíduos elétricos e eletrónicos (3.460kg), biode-gradáveis (2.250kg), ferro/aço (2.180kg) e pneus (2.180kg), sendo que uma grande parte do lixo recolhido “é antigo, o que se notava, por exemplo, em algumas garrafas que já estão fora de circulação”.

Relativamente ao que ficou por limpar, Paulo Barcelos, apela ao “esforço continuado das Juntas de Freguesia, mediante as suas possibilidades, e a realização de uma iniciativa semelhante, pelo menos na terceira, no próximo ano”.

Esta iniciativa alcançou a sua vertente de consciencialização, quer para os voluntários, quer para os que não participaram, mas que no entanto foram também tocados pelas acções de sensibilização.

In: Jornal Diário Insular, 25 de Março de 2010, Ano LXIV, Nº 19717, pág. 04, <http://www.diarioinsular.com/>

2 comentários:

RD disse...

Muito bem Terceira!
Mais um excelente exemplo do voluntariado que por aí se faz. Nós no Faial não tivemos essa sorte. Houve pouca adesão, apesar de numeros baixos na ordem das 80 pessoas, conseguimos limpar 75 toneladas. 50% entrou novamente na cadeia de valor, mas muito ainda ficou por limpar.
Parabéns a vocês pelo excelente trabalho!

Pelágico disse...

Esperamos que o sentimento e vontade que se sentiu nesse dia perdure para todo o sempre.
Que limpar Portugal não fique apenas pelas intenções e que politicas e medidas sejam tomadas para salvaguardar o esforço de todos os que se empenharam, ou corremos o rico de, em uma próxima vez, não haver voluntários.