Coastwatch na Ilha Terceira



A Gê-Questa realizou hoje na zona costeira de São Mateus, uma actividade inserida no programa Coastwatch.
O Coastwatch é um projecto de carácter europeu, coordenado pela Irlanda desde 1988, contando com a colaboração de 23 países da Europa, entre os quais Portugal. Este projecto que é levado a cabo todos os anos, com a participação de voluntários desde os fiordes da Noruega até às ilhas Gregas, incluindo os arquipélagos do Atlântico, cobre cerca de 10.000 km de costa em toda a Europa.
Para além da recolha de informação e monitorização do litoral, o Coastwatch abrange ainda outras áreas desde a sensibilização e educação ambiental, promovendo a participação pública nas decisões relacionadas directamente com o litoral.
A designada actividade contou com a participação dos alunos do 4.º Ano da Escola Primária de São Bartolomeu, sob a responsabilidade da Professora Susana Carvalho, com o intuito de sensibilizar os alunos acerca dos impactos da actividade humana na zona costeira e para a urgência da sua protecção.
Ao longo da caminhada na zona costeira de São Mateus, foram encontradas desde cabos de vassoura, cd’s, caixas de papelão, garrafas de vidro, pneus, ferros, maços de tabaco, panas, garrafas de gás, calçado, vestuário, latas de sumo, aparelhos de pesca, capacete de obras, redes, canas, madeira, restos de construção, sacos de lixo, aparelhos domésticos, vários peixes e aves mortas e um ouriço, entre outros.
Por meio da educação e da informação pretende-se motivar as pessoas para uma participação activa na sociedade, de modo consciente, crítico e criativo, exercendo cidadania, e colaborando com a preservação do meio ambiente. As actividades com crianças são fundamentais para garantir o desenvolvimento humano. E deste modo, dar-se-ão mudanças que contribuirão para o bem-estar de todos, sendo importante que cada pessoa se empenhe individualmente e tenha um comportamento ecológico.









Sem comentários: