Dia Mundial do Mar

O dia Mundial do Mar foi criado pelo Conselho de Administração da Organização Marítima Internacional e comemorado pela primeira vez a 17 de Março de 1978, durante a Convenção da Organização Marítima Consultiva Intergovernamental (IMCO).
Este dia comemorativo é actualmente celebrado na última semana de Setembro pela Organização Marítima Internacional (IMO), sendo o dia exacto definido por cada governo, sendo um dia especialmente importante para chamar a atenção para a importância da navegação segura, da segurança marítima e do ambiente marinho e para enfatizar o trabalho da Organização Marítima Internacional. Este ano o tema para o Dia Internacional do Mar é "IMO: 60 anos ao serviço da navegação". O tema foi escolhido como uma forma apropriada de celebrar o 60º aniversário da adopção da Convenção da Organização Internacional Marítima (1948) e o 50º aniversário de sua entrada em vigor (1958).

Na Ilha Terceira a celebração do dia Mundial do Mar partiu da iniciativa da associação de defesa do ambiente Gêquesta, do Observatório do Ambiente, da Ecoteca de Angra do Heroísmo, da Capitania do Porto (Marinha Portuguesa) e da Delegação de Turismo. Em conjunto, estas entidades elaboraram um interessante programa a realizar ao longo de todos os dias da última semana de Setembro, com diversas actividades para vários grupos e em vários lugares. Este vasto programa inclui também o Dia Mundial do Turismo no dia 27 (o Mar e o Turismo nos Açores devem estar em harmonia). Ao longo desta semana vamos ter a participação de escolas e grupos de jovens em acções de sensibilização, filmes, actividades desportivas e de convívio na zona costeira, limpeza do calhau, formação, etc., tudo com o grande objectivo de sensibilizar os cidadãos para o imenso, lindo e maravilhoso MAR que nos rodeia.

Contamos com a sua Participação!

Dia Mundial do Mar

Actividades:

Dias 23 a 30 de Setembro - Exibição de documentários relacionados com o mar.

Ecoteca de Angra do Heroísmo – Deep Blue;

GêQuesta – Pesca no Atlântico (filme amador sobre a pesca longínqua nacional);

(público em geral durante o horário de funcionamento da Ecoteca e do Forte Grande de S. Mateus – sede da associação)

Dia 24 - 10h Trilho pedestre - "Habitats costeiros e avifauna"

- 14h Tanque de contacto- observação desenho e dissecação de peixe (EB/JI do Posto Santo)

Dia 25 - 10h Trilho pedestre - "Habitats costeiros e avifauna"-

- 14h Tanque de contacto- observação desenho e dissecação de peixe (EB/JI da Carreirinha) - Observatório do Ambiente.

Dia 26 - 10h Inicio da Campanha Coastwatch. Volta à ilha por MAR com a realização de um levantamento fotográfico de toda a orla costeira. Entidades convidadas: Serviços de Ambiente e Comunicação Social. – Capitania do Porto da Praia da Vitória e GêQuesta.

Dia 27 - 10h - 13h Trilho da Alagoa da Fajãzinha.

- 14h - Tarde observação de cetáceos (Irmandade de Nossa Senhora do Livramento) Dia Mundial do Turismo. Delegação de Turismo da Ilha Terceira

Dia 28 - Meeting de surf e limpeza da orla costeira do Cabo da Praia. (Aberto à participação de todos os amantes do MAR) - SOSTerceira, GêQuesta.

Dia 29 – 10h Reunião técnica Costwatch (Professores, coordenadores das Ecoescolas, Autarquias, agrupamentos de Escoteiros, etc.) com a Coordenadora Nacional do programa Coastwatch (Geota) e o Ictiólogo Leonardo Machado (IMAR/UAç). Local: Ecoteca.

Dia 30 – 20.30h Sessão de Encerramento.

Local: Auditório da Universidade dos Açores, Pico da Urze.

Sessão aberta a todo o público: participação e debate sobre temas relacionados com o MAR com a presença de diversas instituições.

(presenças confirmadas: Sra. Lurdes Soares (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente; Sr. João Gonçalves, Capitão dos Portos de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Graciosa,)

Sem comentários: