Dedaleira, Luvas-de-Nossa Senhora, Luvas-de-Santa Maria

Nome científico
Digitalis purpurea L.(Scrofulariáceas)
Identificação
Por ser muito disseminada em quase todas as ilhas, mas por vezes se lhe desconhecer a sua toxicidade, aqui se refere.
Planta perene e bienal, que atinge 1 m de altura, e que forma um cacho de grandes flores campanuladas (forma de um dedo de luva), cor-de-rosa púrpura, com manchas escuras no interior geralmente orladas de branco. Caule verde, liso, erecto e aveludado. Folhas de forma variável, de ovada a lanceolada, simples, inteiras, compridas e verde-escuras (Quercus Ambiente, 2007).
Propriedades e Indicações Terapêuticas
Contem princípios activos (nas folhas) que se utilizam na medicina do coração, princípios estes que não são possíveis sintetizar em laboratório. Contudo, a sua utilização deve ser muito rigorosa, em quantidades ínfimas, pois uma dose elevada pode provocar a morte (Quercus Ambiente, 2007). É um exemplo de planta muito tóxica que passou a ser uma das mais valiosas plantas medicinais da história. É ainda um diurético poderoso.

2 comentários:

Anónimo disse...

esta plantinha serve para demonstrar que publicar estes textos sobre plantas medicinais é importante; esta florzinha é muito bonitinha mas é toxica,aposto k mais pessoas tambem nao sabiam!
Andreia

Unknown disse...

Sabia sim senhora!!! Uma vez em Ermesinde encontrava-me cheio de fome pois encontrava-me perdido na mata entao deparei-me com esta planta de belo aspeto e por isso comi-a ... Passado algumas horas debati-me com uma total paralisia do meu corpo... acabei por ser salvo por habitantes locais... aqui deixo o meu obrigado ao meu salvador. Muito obrigado pastor Lucio.