Agrião, Agrião-de-Água, Agrião-das-Fontes

Nasturtium officinale R.Br. (Crucíferas)

Identificação: Planta herbácea, vivaz e aquática, de pequeno porte. Possui caules ramosos, carnudos, brilhantes, glabros, alguns rastejantes, que atingem 80 cm. Folíolos arredondados, espessos, verde-escuros e brilhantes. Flores brancas e pequenas, em cruz na extremidade do caule. Planta que exala um característico aroma picante. Não confundir com o Agrião da Horta ou Agrião Morro (Lepidum sativum) (Juma I., 1992).
Propriedades e indicações terapêuticas: Estimulante - na queda do cabelo, falta de apetite, problemas do fígado e debilidade; antidiabética; diurética; detersiva - na acne; depurativo - nas dermatoses; anti-inflamatória - nas bronquites e gengivites; febrífugo; remineralizante; antianémico; odontálgico (dores de dentes). É ainda utilizado no tratamento do escorbuto e no raquitismo (Soares M.V., 2004;Ribeiro E., 1992).
Uso interno: As folhas podem ser usadas em saladas, aproveitando-se melhor as suas propriedades (cálcio, fósforo e ferro) do que nas sopas. Pode também preparar-se um chá, fazendo uma infusão com 50 g de toda a planta/litro de água.
Uso externo: Uma massagem diária com o suco da planta no couro cabeludo estimula o crescimento do cabelo. O suco também serve para limpeza de pele. Com o chá, também se fazem bochechos no tratamento dos problemas bucais.

Nota: A ingestão deste chá pode, eventualmente, causar irritação do estômago ou da bexiga.
Detersiva: limpa a pele.
Depurativa: que favorece a eliminação de substâncias tóxicas que circulam no sangue.
Febrífuga: que produz uma descida da temperatura corporal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Alem das plantinhas podem dar-me resposta ao que comentei na noticia da nova direcção?
"Não pude ir à Assembleia. Sei que não tenho desculpa, mas pago as quotas desde 2001. Votei para que os estatutos fossem alterados para permitir uma maior direcção. Agora votam para diminuir. Isto depende de quê? Do vento? dos sócios disponíveis para assumir a direcção?
Os estatuto não são um trapo que se usa conforme passa na telha. Os estatutos são o equivalente a uma constituição. Procura-se um consenso, uma justificação, uma assembleia muito participada e então...
Espero que os outros sócios não tenham feito como eu e que assim tenha havido uma grande Assembleia para mudar os estatutos. Houve discussão ou foi pacifico?
Já que temos este meio de comunicação poderiam apresentar a nova direcção - currículo na Gê Questa; nº de sócio desde.. data ano;fotos? Sei lá dêem aos sócios a possibilidade de saber mais sobre o andamento da Associação. Os antigos dirigentes foram saneados? fugiram? continuam?
E sobre actividades para os próximos meses? Para Junho?

Eu continue a pagar as quotas e apareço sempre que sei que posso ser útil?