Semana pela alternativa aos pesticidas


Decorre entre os dias 20 e 30 de março a Semana pela Alternativa aos Pesticidas, um evento internacional que tem como objectivo promover alternativas à utilização de pesticidas. 
Considerando que é fulcral uma consciencialização sobre os riscos para a saúde e meio ambiente dos efeitos dos pesticidas sintéticos bem como dar a conhecer alternativas, baseadas em princípios ecológicos, irão decorrer na sede desta associação actividades relacionadas com a temática. 


Na quarta feira, 26 de março a partir das 21 horas apresentamos a conferência Pesticidas, detergentes, plásticos e outras hormonas proferida pelo catedrático em medicina Nicolás Olea, visando sobre a migração de tóxicos para os alimentos e suas consequências na saúde. Esta conferência foi extraída do I Congreso de Alimentação Consciente, que decorreu em Barcelona, no ano de 2011. 

Ainda no âmbito desta temática, a Gê Questa associa-se ao manifesto "Autarquias Sem Glifosato", uma iniciativa internacional promovida pela PAN (Pesticide Action Network), que pretende a erradicação de herbicidas sintéticos no controle de plantas infestantes em zonas de lazer, vias públicas e restantes espaços sob a sua responsabilidade.

Na sexta feira, apresentamos os documentários Biosfera - Pesticidas e Abelhas (2013) O veneno está na mesa (2008), um documentário realizado por Sílvio Tendler. 

Ao longo da semana, disponibilizaremos material de consulta sobre controlo de plantas infestantes em espaços públicos. 

Consulta o programa de atividades para esta semana aqui

Sem comentários: