Noite de cinema ambiental: O silêncio das abelhas


Estima-se que as abelhas tenham surgido na terra há 100 milhões de anos. 
(EUA, 2007, 54 min.)
Porém, com o surgir do Agronegócio o seu habitat está sendo devastado e o pólen contaminado com pesticidas carregados de neurotoxinas, gerando um processo suicida: sem as abelhas não haverá colheita.

Tentando inverter esse processo e sabendo que a polinização de 3/4 das plantas dependem de insectos polinizadores, apicultores sobre rodas transportam colmeias de um extremo ao outro dos EUA. As mesmas abelhas trabalham na Flórida e na Califórnia e fazem longas viagens de caminhão para polinizarem as plantações.
Várias tem sido as causas apontadas para o desaparecimento das abelhas. 
Até há uns anos, a varrose era o principal problema da apicultura ocidental, nomeadamente da norte-americana. Considerada a “sida das abelhas”, esta doença enfraquece as abelhas e torna-as susceptíveis a outras doenças. Recentemente adicionou-se uma doença misteriosa, baptizada Colony Collapse Disorder, CCD, que tem devastado as abelhas nos Estados Unidos. Em 2007, alguns apicultores perderam 90% das colmeias. Entre Setembro de 2007 e Março de 2008, desapareceram 36% das abelhas desse país.





Sem comentários: