Guia para um omnívoro consciente



- De uma maneira honesta, podemos sustentar uma agricultura moderna?

 “(…) a reforma começa com as pessoas que se dão ao trabalho e à despesa de comprar directamente a agricultores que conhecem (…)” ; “ (…) a garantia de integridade só é possível quando o comprador e vendedor se olham nos olhos, algo que muito poucos de nós se dão ao trabalho de fazer (…)

Pollan, Michael, O dilema do omnívoro, 2006:175, Dom Quixote



- Como podemos respeitar os recursos escassos que o planeta ainda dispõe?

 “O mercado global de comida, que nos traz borrego da Nova Zelândia na Primavera, espargos chilenos em Dezembro e tomate fresco todo o ano nas suas cores brilhantes do calendário alimentar sazonal que todos conhecíamos de cor. Contudo, para que as cadeias alimentares locais sejam bem – sucedidas, as pessoas terão de reaprender o que significa comer alimentos da época”

 Pollan, Michael, O dilema do Omnívoro 2006:258, Dom Quixote


- Qual a forma de, sem ser evasivo, pensar a agricultura na nossa vida?

 “ (…) Não acha estranho as pessoas preocuparem-se mais a escolher o mecânico ou o empreiteiro do que a pessoa que lhes vai produzir a comida? (…) “

Pollan, Michael, O dilema do omnívoro, 2006:246, Dom Quixote


- Porque é necessário alterar o actual rumo dominante, regressando a agricultura um pouco às suas origens?

“ (…) a sociedade não tem de suportar o custo da poluição da água, da resistência aos antibióticos, das doenças causadas pela alimentação, dos subsídios à agricultura, do petróleo e água subsidiados, de todos os custos ocultos para o ambiente e para o contribuinte que fazem com que a comida barata pareça barata (…)”

“ (…) Digo-lhes que a escolha é simples: podemos comprar comida com um preço honesto, ou podemos comprar comida com preço irresponsável (…) “

Pollan, Michael, O dilema do omnívoro, 2006:248, Dom Quixote

- Será possível pensar a natureza e o ser humano em separado?

 ‘’A ideia de uma natureza em equilíbrio que é afectada pela acção do Homem é uma versão secular do mito religioso do pecado original. A resposta é que não existe pecado algum’’.

Ver vídeo do youtube: ‘’A ecologia radical de Slavoj Zizek’’

- Faz sentido a ideia de perfeição em ecologia? 

 “ Joel contou-me que, quando começou a vender ovos a cozinheiros, dava por si a desculpar-se pelo seu tom pálido de Inverno; as gemas perdiam a sua cor laranja quando as galinhas deixavam os pastos em Novembro. Até que conheceu um chefe que lhe disse que não se preocupasse. “

Pollan, Michael, O dilema do omnívoro, 2006:259, Dom Quixote

- O conceito de “Produto Orgânico” ainda se mantém fiel às suas origens?

 ‘’Juntamente com a lista nacional de sintéticos admissíveis, ”acesso a pasto” e, para outros animais orgânicos, “acesso a espaços ao ar livre” são regras que demonstram até que ponto a palavra “orgânico” viu o seu sentido alargado e distorcido, de tal forma que admite precisamente as mesmas práticas industriais que em tempos criticou, e para as quais procurou ser uma alternativa.”  (Pollan, Michael, 2006).

Ver vídeo do youtube: “ A ecologia radical de Slavoj Zizek”

Pollan, Michael, O dilema do omnívoro, 2006:165, Dom Quixote


- ‘’Tenho consciência dos perigos ecológicos mas actuo como se não soubesse’’. Comente a afirmação.



Trabalho efectuado por Henrique Bulcão e Mário Mendes no âmbito do Voluntariado Ambiental - Ilha Terceira, 2012 promovido pela Gê-Questa



Capa do livro de Michael Pollan, “O dilema do omnívoro “

Sem comentários: