Dia da Terra

O dia da Terra, comemorado a 22 de Abril, foi comemorado pela a associação em conjunto com outras entidades durante vários e diferentes dias.


No dia 21 estivemos presentes na Escola da Base Aérea n.º4 na qual realiza-mos uma apresentação acerca deste importante dia para um grande grupo de alunos. 


 No Sábado realizamos em conjunto com as Associações Rota do Futuro, Observatório do Ambiente e com a preciosa ajuda dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo e do grupo de formação de Nadadores Salvadores uma acção de limpeza na costa entre o Terreiro de S. Mateus e a Zona Balnear do Negrito.  

   





   

Durante a manhã realizamos a acção de limpeza com uma numerosa participação cheia de entusiasmo.


Esta acção de limpeza teve o intuito de relembrar a acção realizada no ano anterior "Limpar Portugal" e teve como principal objectivo recolher materiais para reutilizar.


Apesar do principal objectivo foram recolhidos diversos outros materiais. Ao todo foram recolhidos cerca de 20 sacos de lixo com capacidade aproximada de 100 litros (~20kg cada); entre os diversos resíduos destacaram-se os plásticos (restos de caixas de lota e embalagens), seringas de administração animal; 1 carrinho de bebe; meio bidão de 200litros; bóias piscatórias; vestuário, sapatos, etc.




Durante a tarde realizamos a oficina reutilizARTE com o objectivo de reutilizar alguns materiais e simultaneamente criar algumas formas que fossem interessantes para colocar na exposição da acção Limpar Portugal que decorreu no ano passado.

A Exposição ficou desta forma mais rica com "obras de arte" realizadas por miúdos e graúdos que com alguma imaginação e criatividade criaram objectos interessantes e ilustrativos do problema do lixo no nosso ambiente. 








A exposição está neste momento no Observatório do Ambiente onde poderá ser visitada, mas esta seguirá rumo por várias freguesias e também pelo forte Grande de S. Mateus.

Sem comentários: