"Eurofolha certifica produtos biológicos"

Entraram, a 1 de Julho, em vigor as novas regras da União Europeia (UE) relativas à rotulagem de produtos biológicos.
O novo logótipo biológico, denominado «Eurofolha» passa a ser obrigatório em todos os alimentos biológicos pré-embalados que tenham sido produzidos na Europa.
A par deste rótulo, poderão continuar a figurar outros logótipos privados, regionais ou nacionais.
As novas regras de rotulagem abrangem igualmente as indicações obrigatórias sobre o local de cultivo dos ingredientes do produto e o número do código do organismo de controlo.
Os operadores dispõem de um período de transição de dois anos para cumprirem as novas regras de rotulagem.
Assim, qualquer consumidor que adquira um produto com o símbolo da “EuroFolha” tem a garantia que, pelo menos, 95 por cento dos ingredientes do produto foram produzidos em modo biológico, que este cumpre com as regras oficiais de controlo e que produto veio directamente do produtor ou do transformador numa embalagem selada.
O artigo biológico terá de conter o nome do produtor e, em caso disso, do transformador ou do revendedor.

Natureza e Europa em folha

O símbolo da «Eurofolha» apresenta as estrelas da UE dispostas em forma de folha, sobre fundo verde e comunica, segundo o boletim da Representação da Comissão Europeia em Portugal, “duas mensagens claras aos consumidores: Natureza e Europa”.

O símbolo, registado pela Comissão como marca colectiva, foi concebido pelo estudante alemão Dušan Milenkoviæ, por via de um concurso lançado junto dos estudantes de arte da UE. O vencedor e os finalistas do concurso serão homenageados numa cerimónia oficial de atribuição de prémios, a realizar em Bruxelas em 19 de Julho de 2010, organizada de forma a coincidir com a conferência sobre o futuro da Política Agrícola Comum, que terá lugar a 19 e 20 de Julho.

Notícia Publicada Quinta-Feira, dia 1 de Julho de 2010, no Jornal "A União"

Ver notícia na íntegra: http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=20568

Sem comentários: