Actividade - Tingimento com corantes vegetais

No dia 19 de Julho (Segunda- feira), passou-se uma manhã diferente na Gê-Questa. No âmbito do projecto “Tecelagem Ambientalmente responsável – Resgate de Cultura”, foi realizada uma actividade de tingimentos com plantas tintureiras, intitulada por “Corantes vegetais utilizados na tecelagem Terceirense – Experimentação de cores naturais”. A referida actividade foi dividida em duas partes, uma parte teórica, que se expressou através de uma breve apresentação a cerca dos corantes vegetais utilizados na tecelagem terceirense e uma parte prática, que se traduziu na experimentação de cores naturais resultantes desses mesmos corantes.

No que respeita à parte teórica, abordou-se qual a importância deste tipo de corantes, quais as diferentes plantas empregues para tingir a lã, algodão, etc, na ilha Terceira, as diversas partes das plantas utilizadas para tingir, quais as sua formas de tingimento, as cores obtidas e algumas dicas a ter aquando da sua utilização. Houve ainda tempo para se apreciar alguns panos já tingidos como forma de amostragem de algumas cores.
Já no que se refere à parte prática, tingiram-se tecidos com três corantes vegetais diferentes: Casca de cebola, casca de laranja e folhas de um feto denominado por feto marinho. Os resultados foram bastante positivos, obtendo-se três tonalidades diferentes.
Nos dias que correm percebe-se a necessidade de se preservar culturas que estejam a cair no esquecimento.  A tecelagem é uma delas. Com esta actividade pretendeu-se dar a conhecer de certa forma um processo ambientalmente responsável e correcto para aplicar na produção de bens de primeira necessidade.É importante resgatar a cultura da tecelagem da ilha Terceira e assim promover a produção de bens ambientalmente responsáveis.

Os resultados estão à vista:




Sem comentários: