Decoberta molécula no mar dos Açores com propriedades farmacêuticas

Foi descoberta uma nova molécula com propriedades farmacêuticas num molusco nudibrânquio da espécie Tambja ceutae. Este invertebrado marinho pode ser encontrado a baixa profundidade em diversos locais no mar dos Açores. A molécula é denominada “Tambjamina K” e apresenta propriedades anti-tumurais e anti-microbianas.

O investigador Gonçalo Calado do IPM, Instituto Português de Malacologia, afirma que o mar é uma fonte de substâncias naturais para uso humano e que nos traz surpresas mesmo quando olhamos para espécies relativamente comuns e em áreas humanizadas onde estas espécies existem em abundância.

In: http://www.diarioinsular.com/. Quinta-feira, 8 de Abril de 2010. Pág.6.

Curiosidade:
A espécie Tambja ceutae pertence ao grupo de nudibrânquios que têm a particularidade de possuírem brânquias desprotegidas, daí o nome deste grupo de moluscos gastrópodes marinhos. Outra característica destes animais é a sua riqueza de cores que cobrem o seu corpo e que lhes proporciona uma camuflagem eficaz nos recifes de coral onde habitam. Alimentam-se de actínias (anémonas) e aproveitam os seus tentáculos urticantes transferindo-os funcionais para o seu corpo.


Foto: Nuno Minoya Perez; Local: Açores

1 comentário:

Pelágico disse...

Encontrei vários destes pequenos animais na praia da graciosa em 2003. Na altura foi engraçado a sensação e curiosidade que causaram em todos os que estavam na praia.
Bem haja ao Gonçalo Calado e à super importante e linda Tambja ceutae