Limpar Portugal


Limpar Portugal
Limpar Portugal em um só dia … a ideia aparentemente utópica foi concretizada, ou pelo menos o intuito inicial de promover a participação foi alcançado. Tão ou mais importante que a quantidade de resíduos retirada das matas e zonas costeiras foi a participação e sensibilização da comunidade para o problema. E, neste aspecto, a acção foi um verdadeiro sucesso. A Associação de Defesa do Ambiente Gê-Questa tem o orgulho de ter participado nesta acção e de poder contribuir na organização de duas acções em dois lugares concretos com o apoio de vários cidadãos, de dois grupos de Escuteiros (o Agrupamento 497 de Escuteiros Marítimos de S. Mateus – CNE – e o Grupo n.º 225 de Escoteiros do Cantinho de S. Mateus – AEP –), Junta de Freguesia de S. Mateus e da Empresa FlorAzoris.
A concentração deu-se na sede da Associação, no Forte Grande de S. Mateus, pelas 9h da manhã e pelas 9h e 30 minutos o grupo já estava na beira-mar da freguesia a proceder aos trabalhos de limpeza. Foi limpo um troço costeiro com cerca de 2000 metros entre a zona do Porto de S. Mateus e a Zona do Pesqueiro.
Durante a tarde a equipa da Gêquesta rumou para o interior e juntou-se à Junta de Freguesia da Terra-Chã e percorremos toda a canada dos pomares de onde encontrados vários amontoados de resíduos da mais diversa tipologia. Alguns desses lugares foram apenas marcados para posterior remoção com recurso a maquinaria adequada para a volumetria de resíduos existente.
De um modo geral a Gê-Questa faz um balanço positivo da iniciativa Limpar Portugal. Fazemos um apelo às autoridades competentes para a necessidade de mais uma intervenção do género na zona da Fonte da Faneca na Terra-Chã.
É imperativo que sejam repetidas estas acções até ao início do verão ao longo de toda a Ilha e que esta intervenção seja perpetuada no tempo afim de se conseguir continuar a campanha de sensibilização. È com este intuito que a associação irá dar início a dois projectos relacionados com os Resíduos e paralelamente continuar a Limpar Portugal.
Aproveitamos também uma vez mais para agradecer a todos os participantes, Junta de Freguesia de São Mateus, Escuteiros Marítimos, Escoteiros do Cantinho, Junta de Freguesia da Terra-Chã e Voluntários, pelas horas dispensadas em torno desta causa.
Abaixo seguem alguns dados das Intervenções realizadas no passado dia 20 de Março.
Concelho: Angra do Heroísmo
Freguesia: São Mateus
Local: Entre o Terreiro de São Mateus e o Negrito (aprox 2km )
Resíduos:
Foram retirados do local: Resíduos verdes, Plásticos, Papel, Metálicos/ Sucata, Vidro, Madeira, Animais.
Acessibilidade: Zona de média dificuldade no acesso.
Tipo de Veiculo: 2 carrinhas de 3500kg
Número de pessoas envolvidas: 35 pessoas (número variou ao longo da manha)
Foram retirados 1080kg de resíduos e 860kg de madeira, um total de 1940kg
Concelho: Angra do Heroísmo
Freguesia: Terra-Chã
Local: Fonte Faneca (canada dos pomares)
Resíduos:
Foram retirados do local: Madeiras, Plásticos, Papel, Metálicos/ Sucata Automóvel, Vidro, Animais, Resíduos Domésticos, Monstros (Frigoríficos, e outros electrodomésticos) Resíduos perigosos (embalagens com óleo sintético; Embalagens de Medicamentos, Seringas, etc.).
Acessibilidade: Zona de fácil acesso.
Tipo de Veiculo: 1 carrinhas de 3500kg
Número de pessoas envolvidas: 8 pessoas
Foi retirado um total de 1570kg

Fotos da Actividade

Terreiro de São Mateus da Calheta

Antes da Limpeza




Durante a limpeza




                                     

                                     


Após a Limpeza






Zona Costeira de São Mateus da Calheta
Antes da Limpeza





Durante a Limpeza





Após a Limpeza




Sem comentários: