Um Ano Novo Com Responsabilidade Ambiental



A Gê-questa, organização não governamental de ambiente (ONGA), com sede no Forte Grande de S. Mateus da Calheta na Ilha Terceira, deseja a todos os sócios e cidadãos um feliz, saudável e responsável ano novo.
Em 2010 é celebrado o Ano Internacional da Biodiversidade. É o momento de avaliar o desempenho das políticas de redução da perda de biodiversidade a nível global (tal como acordado na Cimeira Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, Joanesburgo, 2002).
Desde a sua fundação em 1994, a Gê-questa tem realçado a importância vital da Biodiversidade para o bem-estar da humanidade e para a sua sobrevivência, através da realização de muitas actividades, opiniões e pareceres divulgados sobre diversas matérias, todas em prol de um melhor Ambiente.
A valorização do ambiente e sua Biodiversidade é uma importante tarefa que pode ser simples e bastante frutífera. A forma mais fácil para se atingir este objectivo, está directamente relacionada ao princípio ecológico “Conhecer para Preservar”, ou seja, o conhecimento das pessoas através do contacto com o seu próprio meio, ou através da variada informação disponível em livros e portais na Web (http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt/) podem desempenhar um papel fundamental para a garantir a biodiversidade dos nossos ecossistemas.
A Gê-Questa, em seu novo mandato iniciado a Setembro de 2009, encara como principal objectivo, rejuvenescer e reavivar o contacto da Gê-Questa com a sociedade. A associação busca uma maior versatilidade, englobando projectos de educação ambiental, de investigação e projectos de âmbito social. Os temas ambientais a que a Gê-questa irá se dedicar com mais vigor serão os relacionados aos oceanos, os resíduos, as energias renováveis, as espécies invasoras (terrestres e marinhas) e a participação da sociedade nos temas ambientais.
Para os sócios e outros participantes mais activos, a nova direcção da Gê-Questa pretende tornar a sua sede mais convidativa, acolhedora e ambientalmente responsável. A sede deverá constituir um espaço onde as pessoas possam se reunir com maior frequência em eventos culturais ligados a temática ambiental. Acreditamos que esta iniciativa irá tornar a associação ainda mais próxima da sociedade e desta forma promover o debate dos ideais ambientalistas.
Neste momento estão em execução por parte da Gê-Questa, os seguintes projectos:
Organização do Limpar Portugal, estando inserida no grupo Limpar a Ilha Terceira;
Divulgação e sensibilização das fragilidades dos ecossistemas marinhos, tendo sido realizadas durante a semana do mar palestras e actividades de recolha e estudo dos resíduos na zona costeira do Negrito;
Participação em conjunto com as ONG nacionais, no processo de discussão sobre as áreas marinhas a serem protegidas pela Rede Natura 2000 na Macaronésia;
Requalificação energética e ambiental do espaço do Forte Grande, sede da associação;
Sensibilização da opinião pública a respeito da importância ecológica dos ecossistemas de piscinas naturais;
Resgate e promoção da cultura de tecelagem a moda antiga, com responsabilidade ambiental;
Promoção da discussão em torno da pesca responsável.
Nos próximos meses a Gê-Questa pretende fomentar em nossa sociedade a adopção de medidas pessoais de responsabilidade ambiental, as quais são facilmente aplicáveis no nosso dia a dia. Para este fim a associação irá preparar artigos a serem publicados sistematicamente na comunicação social regional.

Um Feliz, Próspero e Ambientalmente Responsável Ano Novo, é o que a Gê-Questa deseja a todas as pessoas.

Saudações Ambientalistas

Sem comentários: