Veríssimo Borges faleceu ontem aos 60 anos (DI)

Ambientalismo está mais pobre

Amigos e familiares dizem hoje o último adeus a Veríssimo Borges. O funeral terá lugar após missa exequial, pelas 10h00, na Ermida de Sant'Ana, para o cemitério de São Joaquim, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
O precursor do ambientalismo açoriano faleceu na manhã de ontem, aos 60 anos de idade, no Hospital de Ponta Delgada, vítima de doença prolongada.
Depois de muitos anos ligado à Quercus, Veríssimo Freitas Silva Borges apresentou em Maio a sua demissão da presidência da associação na ilha de São Miguel, por motivos de saúde.
Estava também ligado ao ramo hoteleiro e da restauração, como empresário.
Integrava ainda, como independente, a lista do Bloco de Esquerda às eleições legislativas regionais do próximo dia 19 de Outubro, sendo o segundo candidato por São Miguel.
Mas foi na causa ambientalista que verdadeiramente se destacou e pela qual nunca desistiu de lutar.
Formado em Biologia, estava aos 60 anos de idade matriculado na Universidade dos Açores para prosseguir os seus estudos na área do ambiente.
"O Veríssimo Borges era o ambientalista açoriano por excelência", afirma Rui Perdigão Fernandes, antigo membro do núcleo da Terceira da Quercus, nos seus anos de maior actividade, e actualmente membro da Gê-Questa.
"Distinguiu-se não só como pessoa, mas também como motor da causa ambientalista na Região", acrescenta Rui Perdigão Fernandes, salientando o papel de Veríssimo Borges na luta pela implementação de um sistema de recolha de resíduos nas ilhas, pela criação de muitas reservas naturais e pelo saneamento básico na Região, entre outras.
"Tinha uma postura transversal ao movimento ambientalista, uma grande capacidade de sensibilização e um espírito e uma graça peculiares", sublinha ainda Rui Perdigão Fernandes.

BE suspende campanha
O Bloco de Esquerda nos Açores suspendeu ontem, por 24 horas, as suas acções de campanha eleitoral, devido à morte de Veríssimo Borges.
Em declarações à agência Lusa, a coordenadora do BE/Açores, Zuraida Soares, adiantou que Veríssimo Borges estava na lista do partido como independente, com o objectivo de "contribuir para a eleição de uma representação bloquista" para o parlamento açoriano.
"Era acima de tudo um grande amigo", confessou a dirigente bloquista, acrescentando que o partido decidiu suspender toda a actividade política programada para ontem.

Movimento ambientalista perde referência


Faleceu ontem, vítima de doença prolongada, o ambientalista Veríssimo Borges.
Licenciado em Biologia, Veríssimo Borges foi um dos mais activos e mediáticos responsáveis pelo associativismo ambiental no arquipélago, tendo sido durante largos anos o responsável máximo pelo Núcleo Regional de São Miguel da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza. O seu nome está também ligado a outras associações ambientais, como a S.O.S Lagoas.
De resto, face à sua dedicação na defesa do Ambiente, a Direcção Nacional e o Conselho de Representantes da Quercus aprovaram por unanimidade no passado dia 1 de Outubro um voto de louvor a Veríssimo Borges.
A propósito do seu desaparecimento, diz Hélder Spínola, presidente da Direcção Nacional da Quercus: "O desaparecimento físico de Veríssimo Borges criou grande consternação no interior da Quercus. Apesar do agravamento do seu estado de saúde ao longo do último ano manteve até ao último momento o seu espírito de abnegação e voluntariado pela causa ambiental que nos habituou ao longo de muitos anos. Veríssimo Borges foi sem dúvida um dos mais activos dirigentes da Quercus e no contexto açoriano uma das vozes mais insistentes na defesa dos valores ambientais. O seu esforço, empenho e dedicação resultou num extenso trabalho de grande relevância para o ambiente e para os fins da Associação que ele também dirigiu ao longo de muito tempo".
Empresário hoteleiro, Veríssimo Borges deixa ainda um vasto legado na imprensa regional, de quem foi colaborador assíduo, tendo nesta abordado as mais diversas matérias, em particular as ligadas ao ambiente e à política.
Filho de Clara Vasconcelos de Freitas da Silva Borges e de Carlos Eduardo Agnelo Borges, Veríssimo Borges, de sessenta anos de idade, deixa viúva Eduarda Bulhão Pato e três filhos: Pedro da Conceição, Ana Carolina e Rita.

in Açoriano Oriental

Sem comentários: