Veríssimo Borges faleceu ontem aos 60 anos (DI)
O precursor do ambientalismo açoriano faleceu na manhã de ontem, aos 60 anos de idade, no Hospital de Ponta Delgada, vítima de doença prolongada.
Depois de muitos anos ligado à Quercus, Veríssimo Freitas Silva Borges apresentou em Maio a sua demissão da presidência da associação na ilha de São Miguel, por motivos de saúde.
Estava também ligado ao ramo hoteleiro e da restauração, como empresário.
Integrava ainda, como independente, a lista do Bloco de Esquerda às eleições legislativas regionais do próximo dia 19 de Outubro, sendo o segundo candidato por São Miguel.
Mas foi na causa ambientalista que verdadeiramente se destacou e pela qual nunca desistiu de lutar.
Formado em Biologia, estava aos 60 anos de idade matriculado na Universidade dos Açores para prosseguir os seus estudos na área do ambiente.
"O Veríssimo Borges era o ambientalista açoriano por excelência", afirma Rui Perdigão Fernandes, antigo membro do núcleo da Terceira da Quercus, nos seus anos de maior actividade, e actualmente membro da Gê-Questa.
"Distinguiu-se não só como pessoa, mas também como motor da causa ambientalista na Região", acrescenta Rui Perdigão Fernandes, salientando o papel de Veríssimo Borges na luta pela implementação de um sistema de recolha de resíduos nas ilhas, pela criação de muitas reservas naturais e pelo saneamento básico na Região, entre outras.
"Tinha uma postura transversal ao movimento ambientalista, uma grande capacidade de sensibilização e um espírito e uma graça peculiares", sublinha ainda Rui Perdigão Fernandes.
BE suspende campanha
O Bloco de Esquerda nos Açores suspendeu ontem, por 24 horas, as suas acções de campanha eleitoral, devido à morte de Veríssimo Borges.
Em declarações à agência Lusa, a coordenadora do BE/Açores, Zuraida Soares, adiantou que Veríssimo Borges estava na lista do partido como independente, com o objectivo de "contribuir para a eleição de uma representação bloquista" para o parlamento açoriano.
"Era acima de tudo um grande amigo", confessou a dirigente bloquista, acrescentando que o partido decidiu suspender toda a actividade política programada para ontem.
Movimento ambientalista perde referência
Faleceu ontem, vítima de doença prolongada, o ambientalista Veríssimo Borges.
Licenciado em Biologia, Veríssimo Borges foi um dos mais activos e mediáticos responsáveis pelo associativismo ambiental no arquipélago, tendo sido durante largos anos o responsável máximo pelo Núcleo Regional de São Miguel da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza. O seu nome está também ligado a outras associações ambientais, como a S.O.S Lagoas.
De resto, face à sua dedicação na defesa do Ambiente, a Direcção Nacional e o Conselho de Representantes da Quercus aprovaram por unanimidade no passado dia 1 de Outubro um voto de louvor a Veríssimo Borges.
A propósito do seu desaparecimento, diz Hélder Spínola, presidente da Direcção Nacional da Quercus: "O desaparecimento físico de Veríssimo Borges criou grande consternação no interior da Quercus. Apesar do agravamento do seu estado de saúde ao longo do último ano manteve até ao último momento o seu espírito de abnegação e voluntariado pela causa ambiental que nos habituou ao longo de muitos anos. Veríssimo Borges foi sem dúvida um dos mais activos dirigentes da Quercus e no contexto açoriano uma das vozes mais insistentes na defesa dos valores ambientais. O seu esforço, empenho e dedicação resultou num extenso trabalho de grande relevância para o ambiente e para os fins da Associação que ele também dirigiu ao longo de muito tempo".
Empresário hoteleiro, Veríssimo Borges deixa ainda um vasto legado na imprensa regional, de quem foi colaborador assíduo, tendo nesta abordado as mais diversas matérias, em particular as ligadas ao ambiente e à política.
Filho de Clara Vasconcelos de Freitas da Silva Borges e de Carlos Eduardo Agnelo Borges, Veríssimo Borges, de sessenta anos de idade, deixa viúva Eduarda Bulhão Pato e três filhos: Pedro da Conceição, Ana Carolina e Rita.
Meeting de Surf e limpeza da Orla Costeira
O prometido foi devido:
Surf, Som, Churrasco, limpeza da orla e muito boa onda a curtir a beira-mar de Santa...
A tenda com o som e as bandeiras das entidades...
O painel do SOS...
O almoço à beira-mar...
As esculturas na orla...
O trabalho de grupo resultou perfeitamente...
A nossa praia ficou melhor, mais bonita e mais agradável ...
Dia Mundial do Mar
Este dia comemorativo é actualmente celebrado na última semana de Setembro pela Organização Marítima Internacional (IMO), sendo o dia exacto definido por cada governo, sendo um dia especialmente importante para chamar a atenção para a importância da navegação segura, da segurança marítima e do ambiente marinho e para enfatizar o trabalho da Organização Marítima Internacional. Este ano o tema para o Dia Internacional do Mar é "IMO: 60 anos ao serviço da navegação". O tema foi escolhido como uma forma apropriada de celebrar o 60º aniversário da adopção da Convenção da Organização Internacional Marítima (1948) e o 50º aniversário de sua entrada em vigor (1958).

Na Ilha Terceira a celebração do dia Mundial do Mar partiu da iniciativa da associação de defesa do ambiente Gêquesta, do Observatório do Ambiente, da Ecoteca de Angra do Heroísmo, da Capitania do Porto (Marinha Portuguesa) e da Delegação de Turismo. Em conjunto, estas entidades elaboraram um interessante programa a realizar ao longo de todos os dias da última semana de Setembro, com diversas actividades para vários grupos e em vários lugares. Este vasto programa inclui também o Dia Mundial do Turismo no dia 27 (o Mar e o Turismo nos Açores devem estar em harmonia). Ao longo desta semana vamos ter a participação de escolas e grupos de jovens em acções de sensibilização, filmes, actividades desportivas e de convívio na zona costeira, limpeza do calhau, formação, etc., tudo com o grande objectivo de sensibilizar os cidadãos para o imenso, lindo e maravilhoso MAR que nos rodeia.
Contamos com a sua Participação!
Dia Mundial do Mar
Actividades:
Dias 23 a 30 de Setembro - Exibição de documentários relacionados com o mar.
Ecoteca de Angra do Heroísmo – Deep Blue;
GêQuesta – Pesca no Atlântico (filme amador sobre a pesca longínqua nacional);
(público em geral durante o horário de funcionamento da Ecoteca e do Forte Grande de S. Mateus – sede da associação)
Dia 24 - 10h Trilho pedestre - "Habitats costeiros e avifauna"
- 14h Tanque de contacto- observação desenho e dissecação de peixe (EB/JI do Posto Santo)
Dia 25 - 10h Trilho pedestre - "Habitats costeiros e avifauna"-
- 14h Tanque de contacto- observação desenho e dissecação de peixe (EB/JI da Carreirinha) - Observatório do Ambiente.
Dia 26 - 10h Inicio da Campanha Coastwatch. Volta à ilha por MAR com a realização de um levantamento fotográfico de toda a orla costeira. Entidades convidadas: Serviços de Ambiente e Comunicação Social. – Capitania do Porto da Praia da Vitória e GêQuesta.
Dia 27 - 10h - 13h Trilho da Alagoa da Fajãzinha.
- 14h - Tarde observação de cetáceos (Irmandade de Nossa Senhora do Livramento) Dia Mundial do Turismo. Delegação de Turismo da Ilha Terceira
Dia 28 - Meeting de surf e limpeza da orla costeira do Cabo da Praia. (Aberto à participação de todos os amantes do MAR) - SOSTerceira, GêQuesta.
Dia 29 – 10h Reunião técnica Costwatch (Professores, coordenadores das Ecoescolas, Autarquias, agrupamentos de Escoteiros, etc.) com a Coordenadora Nacional do programa Coastwatch (Geota) e o Ictiólogo Leonardo Machado (IMAR/UAç). Local: Ecoteca.
Dia 30 – 20.30h Sessão de Encerramento.
Local: Auditório da Universidade dos Açores, Pico da Urze.
Sessão aberta a todo o público: participação e debate sobre temas relacionados com o MAR com a presença de diversas instituições.
(presenças confirmadas: Sra. Lurdes Soares (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente; Sr. João Gonçalves, Capitão dos Portos de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Graciosa,)