Estagiar T e L

A Gê-Questa, Associação de Defesa do Ambiente, informa a todos os possíveis interessados, que encontra-se aberta a receber estágios profissionais, no âmbito dos programas Estagiar T e Estagiar L.

Os interessados deverão contactar esta associação através dos seguintes contactos:

Gê-Questa
Forte Grande - São Mateus da Calheta
9700-592 Angra do Heroísmo

ou para o telefone 295642868
ou ainda para o e-mail gequesta@gmail.com

Dia Mundial da Conservação da Natureza

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Conservação da Natureza, dia 28 de Julho, a Gê-Questa convidou um grupo de jovens da Irmandade da Nossa Senhora do Livramento para realizar umas actividades, com o objectivo de sensibilizar os jovens para as questões relacionadas com o ambiente e a natureza e para os problemas de conservação existentes.

A chegada do jovens à sede da associação.

Visita ao Centro de Estudos do Mar, uma das tematicas abordadas foi as medidas de conservação/protecção existentes para o Mero e sua observação.



A captura de novos peixes para os aquarios.



Portal da Biodiversidade dos Açores

O Portal da Biodiversidade dos Açores

www.azoresbioportal.angra.uac.pt está online.

Este Portal foi desenvolvida no âmbito dos Projectos INTERREG III B "Atlântico" (2003-2005) e "BIONATURA" (2007-2008) cujos parceiros nos Açores foram respectivamente a Direcção Regional do Ambiente e do Mar e a Agência Regional da Energia e Ambiente - ARENA. O Chefe de fila do Projecto foi a Consejeria de Medio Ambiente y Ordenacion Territorial do Governo das Canárias.

Pela primeira vez é possível visualizar a distribuição detalhada de uma espécie no arquipélago e obter a sua cartografia com base na literatura. Para algumas espécies foi ainda possível apresentar imagens. Para espécies muito raras em perigo só se apresenta a presença/ausência nas ilhas.

DIA MUNDIAL DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

Hoje comemora-se o inicio do Verão, o solstício de verão. O dia mais longo e a noite mais curta, no hemisfério norte. É também dia de comemorar as energias renováveis ... como o sol, o vento, etc.

Foi com este intuito que a GêQuesta, durante o dia de ontem, juntou-se aos "amigos do mar" da escola do raminho, nossos habituais companheiros, para conversarmos e partilharmos momentos interessantes apenas falando e brincando com as energias renováveis.

O momento mais interessante, dos que passamos durante a manhã de ontem, foi quando utilizamos um pequeno carro que se move a Hidrogénio. Utilizámos um painel Fotovoltaico que captou a Energia do Sol para transformar em Energia Eléctrica e assim a pequena "bomba de combustível" separar a nossa matéria prima, a Água, em Oxigénio e Hidrogénio que por sua vez abastecia o nosso pequeno carro para um lindo passeio...

O carro a H2 foi um verdadeiro sucesso...

Todos os "amigos do mar" ficaram a saber quais são as Energias Renováveis e as principais razões para se utilizar este tipo de energias.