Dia da Terra


Dia 22 de Abril é um dia especial! É um dia que deveria ser lembrado todos os dias, mais que qualquer outro dia. É o Dia da Terra! Da nossa querida Terra, a nossa casa. E é em nossa casa que devemos começar a ser responsáveis e sensatos em relação ao maravilhoso planeta em que vivemos. Foi com esse intuito que a Gê-Questa passou o dia com os alunos da Escola do Raminho a celebrar a existência do nosso lindo planeta Terra.

Os alunos realizaram, recorrendo à reutilização de papel, um planeta Terra, que mais tarde pintaram com as cores do planeta observado do espaço.


Algumas medidas, necessárias para uma utilização sensata de água, foram aprendidas e uma pequena mas importante acção, como a colocação de uma garrafa dentro dos depósitos de água da descarga dos autoclismos, foi realizada. Esta medida evita o enchimento total do depósito e a perda de água em cada descarga.
Além da água o tema dos resíduos foi também abordado, nomeadamente da importância dos 3 Rs e sua sequência, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, através de uma musica ouvida na aula. Foi também realizado um projecto para a localização e construção de um biocompostor. Todos passaram um dia diferente e aprenderam mais um pouco acerca de como ajudar a manter esta nossa importante e linda Terra.

Resultado da Campanha CoastWatch 2007/2008

A campanha Coastwatch terminou no final do mês de Março e teve a participação de várias entidades que ajudaram a percorrer e monitorar cerca de 40% da costa da Ilha Terceira, aproximadamente 40 Km, mais do dobro que foi percorrido no ano anterior. As instituições participantes que nos ajudaram a realizar este projecto de monitorização e sensibilização foram:


  • Clube do Ambiente da Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara;

  • Atelier da Ciência da Escola Secundária Vitorino Nemésio;

  • Escola Básica Integrada Biscoitos;

  • Agrupamento de Escuteiros Maritímos 497 - S.Mateus - Corpo Nacional de Escutas;

  • Agrupamento 139 - Porto Judeu - Corpo Nacional de Escutas;

  • Agrupamento 630 - Santa Bárbara - IV Secção - Corpo Nacional de Escutas;

  • Movimento Cívico SOS Terceira;

Mapa da Ilha Terceira e respectivos percursos realizados por cada entidade participante.

Duplicamos o n.º de participantes com os estreantes agrupamentos de escuteiros de Santa Barbara e Porto Judeu, bem como a interessante participação do movimento civico SOS Terceira.

A campanha teve início em meados de Setembro com a apresentação do projecto nas diversas instituições interessadas.

Agrupamento 630 - Santa Bárbara

O material foi entregue e combinada uma data para a realização da monitorização da zona costeira escolhida para o grupo. Os passeios ao longo da costa tinham, para além da importância de monitorização, uma forte componente interpretativa do ambiente costeiro, bem como educativa.

Clube do ambiente - Escola Francisco Ornelas da Câmara

Em baixo segue um gráfico com um resultado bastante claro acerca do civismo na zona costeira, nomeadamente relativo ao despejo de lixo na beira-mar. Dos 79 troços de costa com cerca de 500m cada apenas alguns poucos não apresentaram qualquer tipo de resíduos. O gráfico abaixo demonstra em quantas unidades de 500m surgiram resíduos e de que tipo.



Gráfico demonstrativo do n.º de unidades monitoradas e tipo de resíduos encontrados.


Uma futura e mais completa informação será publicada aquando da realização do relatório final da actividade no final do corrente mês de Abril. Está também prevista uma continuidade do processo de sensibilização durante os meses de Verão. Aguardem por mais novidades...

Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores (PRORURAL)








Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores (PRORURAL)


Próxima quinta-feira, 6 de Março, pelas 20h00, encontrar-se-á na sede da Gê-Questa - Associação de Defesa do Ambiente, o representante das Organizações Não Governamentais de Ambiente na Comissão do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores (PRORURAL), Engenheiro Rui Perdigão Fernandes, para esclarecer dúvidas que possam existir sobre este programa.

http://prorural.azores.gov.pt/

Dia Mundial das Zonas Húmidas - Visita ao Paúl da pedreira do Cabo da Praia

A comemoração do dia mundial das zonas húmidas foi um sucesso por diversas razões, a começar pelo número de participantes, mais de vinte, e pela grande diversidade que formava o entusiasmante grupo de visita ao Paúl da pedreira do Cabo da Praia. Para além dos ilustres convidados que permitiram uma maior elucidação acerca das zonas húmidas e da sua fauna e flora em geral, aprendemos também muito acerca da zona em questão e sua importância.
O passeio, à beira-mar, foi bastante interessante e funcionou perfeitamente como icebreaker permitindo ao grupo um maior entrosamentoe e descontracção, como também uma maior afinidade para com o lugar e para a fase seguinte, a observação das aves.


Observamos durante alguns minutos as espécies mais abundantes, nesta altura do ano no Paúl, e ouvimos atentamente os nossos convidados.



A Bióloga Cecília falou-nos acerca da avifauna, prestando um importante auxilio na identificação das espécies observadas; O Dr. Adalberto mencionou as espécies da flora e possibilidades de recuperação do habitat; O Eng.º Vasco (Presidente da Gê-Questa) falou da importância das zonas húmidas, contextualizando historicamente a relação do Homem com estas zonas, referindo também aspectos importantes acerca destas zonas na ilha Terceira; O Vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitoria, o Sr. Paulo Messias falou da evolução do Paúl da Praia, mostrando algumas fotos que cronologicamente possibilitam entender as diferentes fases: pouco alterado, destruído (aterrado), inicio de sua recuperação e situação presente.

Todos os presentes participaram activamente em uma interessante e construtiva conversa acerca da situação do Paúl da pedreira do Cabo da Praia e foi combinado uma acção de limpeza a ter lugar num futuro próximo.




Uma parte do grupo realizou um almoço muito interessante (na tasca do André) onde a discussão acerca de um eventual projecto de recuperação da faixa costeira entre a ribeira de S.Antão e o Paúl da pedreira do Cabo da Praia foi o tema dominante. Depois almoço fomos premiados com um passeio ao longo da praia do Belo Jardim e do Paúl com o mesmo nome, acompanhados pelo propietario das terras que se mostrou muito interessado na cooperação e parceria com a Gê-Questa. Adivinham-se novos projectos para a associação.

Por último, ficam os agradecimentos a todos os participantes, em particular ao movimento cívico SOS Terceira que contou com a presença de três elementos de grande destaque: Carlos Leal (Biólogo) e Leonardo Machado (Ictiólogo).