Qual a sua opinião acerca do projecto Coastwatch e do desempenho da Gê - Questa?


Antes de consultar o blog não tinha conhecimento do projecto.

O projecto é importante e a associação Gê-Questa tem um bom desempenho.

O projecto é importante e a associação Gê-Questa poderia realizar mais acções.

Não considero o projecto importante e a Gê-questa deveria realizar outros projectos que não este.

Coastwatch na costa SE

Este fim-de-semana foi bastante activo e produtivo para a Gê-Questa e para toda a comunidade, uma vez que, percorremos vários quilómetros de costa observando atentamente todos os pormenores importantes para o preenchimento dos questionários do projecto coastwatch.
Os primeiros participantes, durante o dia de sábado, foram os simpáticos e ilustres amigos da natureza do Clube do Ambiente da Escola Fernando Ornelas da Câmara, com a presença imprescindível do Prof. Álvaro Areias, coordenador do clube. O troço de costa entre os Salgueiros (zona Balnear) e o Porto Martins, foi a área escolhida pelo Clube do Ambiente para a observação e recolha de dados.
Este pedaço de costa tem diversas singularidades, como o baixo declive (que permite um microclima especifico) e a existência de espécies endémicas, como a Azorina vidalii vulgo Vidália e a Festuca petraea, e autocnes como o Crithmum maritimum vulgo Perrexil-do-mar. Um outro aspecto menos agradável desta beira-mar é o facto de esta estar sobre uma grande pressão imobiliária e consequentemente agredido por construções praticamente na zona supratidal, acreditamos mesmo que, pelo que observamos, em dias de tempestade alguns jardins são regados naturalmente pela água das ondas do mar.Um outro aspecto negativo, que foi possível observar, é a elevada quantidade de resíduos encontrados, como resíduos domésticos e entulhos de obras entre as habitações e a beira-mar.


No dia seguinte foi a vez de realizar o Coastwatch entre o Farol das Cotendas e o Porto Novo ou como e mais conhecida a Zona Balnear dos Salgueiros.
Este troço permitiu fazer a ligação entre o troço realizado pelo agrupamento de escuteiros do Porto Judeu (entre a cruz do canário e o Farol) com o troço realizado anteriormente pelo Clube do Ambiente (Salgueiros - Porto Martins). Praticamente todo este percurso é realizado na Zona de Protecção Especial (ZPE) das Contendas, o que valoriza o esforço do passeio pela qualidade paisagística que oferece. Os participantes foram a Carla Dutra e o Carlos Leal do movimento cívico SOS Terceira, sendo o Carlos um morador da Freguesia de S.Sebastião e grande conhecedor do pedaço de costa em foco.



Um dos grandes problemas desta costa é a deposição de sucatas, lixo doméstico e resto de animais. Este problema e especialmente incidente em uma zona da costa em que a estrada está muito perto da arriba costeira, o que permite aos pouco educados e sem escrúpulos despejarem os resíduos para a beira-mar. A quantidade de lixo era tanta neste local que dificultava a passagem entre os calhaus. Esta situação é lamentável porque se trata de uma unidade de costa classificada como ZPE. As sucatas existentes são mesmo estruturas de grande porte e de difícil remoção, como o resto de um motor, como demonstra a foto apresentada ao lado direito. Ao longo de todo troço foram ainda encontradas duas descargas de águas em que as análises de nitratos foram realizadas e que possibilitaram mais um dado para o projecto em curso. Em ambas foram detectados níveis elevados de nitratos, sendo que a primeira descarga, proveniente de uma Estação de Tratamento de Aguas Residuais (ETAR) apresentava valores mais altos que a segunda descarga, esta proveniente de águas pluviais.
Uma das zonas mais bonitas deste troço costeiro, e que não poderíamos deixar de referir, é o Forte do Pesqueiro dos Meninos. Este forte ainda apresenta um estado razoável de conservação e permite observar a sua bonita arquitectura.



Observação na costa norte...

A escola Básica Integrada dos Biscoitos completou, na passada quarta-feira, a monitorização das últimas quatro unidades (2 km no total) do troço de 5 km da costa norte. Como no ano passado a escola teve uma excelente participação, principalmente, quanto ao grande número de voluntários, mais de 60, incluindo os professores.


O passeio teve início no forte dos biscoitos com duas turmas do 5ºano, com as quais foram realizadas duas unidades que abrangeram o porto e a zona balnear. Os alunos estiveram sempre bastante atentos, e a habitual força do mar da costa norte, captava a atenção e o respeito de todos.


Outro atractivo da visita foi as poças de maré, bastante famosas e interessantes por diversas razões, das quais devemos elencar razões ecológicas (como importantes zonas de berçário para diversas espécies) e educativas.


Os alunos estiveram também atentos, para além da vida marinha, à avifauna locais e às características da zona costeira. Infelizmente alguns resíduos foram também encontrados, principalmente garrafas, junto a zonas de lazer.

As últimas duas unidades foram monitoradas pela turma do 2ºano. Durante este percurso, apesar de existirem ainda alguns resíduos domésticos, a situação era menos grave, o que permitiu um passeio deveras mais agradável. A turma participou activamente no preenchimento dos questionários do projecto Coastwatch aprendendo vários conceitos relacionados com a zona costeira, como as diferentes zonas de acção das marés e os diferentes organismos que habitam a beira-mar.

O percurso terminou na zona do biscoito bravo após um curto mas bastante interessante trajecto que permitiu uma maior atenção, por parte dos alunos da EBI dos Biscoitos, para este especial troço de costa onde a Gê-Questa em conjunto com a Câmara Municipal da Praia da Vitória pretende dinamizar o Centro de Interpretação do Litoral.